quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MPPE alerta prefeitos de Salgadinho e João Alfredo sobre promoção pessoal

Evitar promoção pessoal ou de partidos políticos em propagandas e slogans das prefeituras tem sido uma das orientações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aos prefeitos dos municípios de João Alfredo e Salgadinho, no Agreste Setentrional. O promotor Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda listou aos gestores municipais uma série de cuidados a serem adotados, principalmente quanto às cores utilizadas nas peças publicitárias da prefeitura e nos equipamentos e patrimônios públicos. 

Entre as recomendações do representante do MPPE, foi solicitado aos prefeitos Adenilson Torres (Salgadinho) e Maria Sebastiana (João Alfredo) que “nas novas marcas da gestão, sejam utilizadas cores neutras ou as que são predominantes na bandeira das respectivas cidades, desde que não tenham ligação com os atuais chefes do Executivo ou aos partidos políticos a que eles estejam vinculados”. Os prefeitos também devem evitar utilizar nomes, símbolos, imagens e cores que caracterizem promoção pessoal de autoridades e de servidores públicos nas fachadas dos prédios do município e em publicidade, obras, atos, campanhas, programas ou serviços da prefeitura.

E como se aproxima a data de reinício das atividades escolares, o promotor ainda informou que os alertas também se estendem e devem ser observados em relação ao fardamento dos alunos das escolas municipais durante o ano letivo. De acordo com postagem no site do MPPE, o “promotor alertou também que não apenas o prefeito deve ficar atento à recomendação, mas também aqueles que estejam envolvidos nos atos públicos e até grupos ou bandas musicais que se apresentem em eventos promovidos ou apoiados pelo poder público”.