A Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, comandada por Laura Gomes, deu início à entrega de bolas produzidas por reeducandos do Presídio Desembargador Augusto Duque, localizado em Pesqueira, região Agreste do Estado, dentro do Programa Pintando a Liberdade. A ação, que vai beneficiar 366 escolas públicas (210 estaduais e 156 municipais) deu o ponto de partida com entrega de bolas de futebol, voleibol e handebol no Colégio Estadual João Barbalho, localizado no bairro da Boa Vista.
A ação é financiada pelo Ministério do Esporte e pelo Governo do Estado. Os reeducandos que participam do Pintando a Liberdade têm a redução da pena, prevista na Lei de Execução Penal. Cada 72 horas trabalhadas reduzem em um dia a permanência na prisão. Parte do pagamento pelo trabalho executado é imediatamente repassado aos reeducando e a outra é depositada no banco, podendo ser retirada quando estiverem em liberdade.
Na oportunidade, aconteceu o I Encontro Pedagógico do Sistema Prisional, que contou com a participação dos diretores de unidades prisionais do estado, dos gestores das 17 escolas instaladas dentro do Sistema Penitenciário e do apoio pedagógico. O objetivo foi pactuar e validar os indicadores da ressocialização para o ano de 2012, relacionados com a educação.
Os responsáveis pelas unidades de Buíque, Pesqueira e a Colônia Penal Feminina do Recife falou sobre os índices positivos que as unidades obtiveram, tendo em vista, que nestes locais mais de 40% dos reeducandos frequentam as salas de aulas. Pernambuco tem a melhor média proporcional do Pais, com 23% de alunos. A média nacional é de 8%.
Assessoria de Imprensa