terça-feira, 3 de maio de 2011

O nível dos rios sobe e moradores do interior estão em sinal de alerta

Famílias já deixam suas casas

Limoeiro - A atenção está voltada para as áreas ribeirinhas. De acordo com o secretário de Trânsito e Segurança Cidadã, Celivaldo Lira, os alagamentos e entupimentos de galerias são fatos pontuais, ou seja, conseqüência do maior volume d’água do que o normal. A preocupação especial da administração é com a retirada das famílias que estão tendo as casas ameaçadas pela a enchente. Ele comunicou através de entrevista as rádios locais, que a população evite a saída de suas residências, principalmente de carro, assim como procurem ser solidários com vizinhos e familiares.


A Prefeitura de Limoeiro também está contando com o apoio dos comerciantes da cidade, que estão disponibilizando caminhões para as mudanças. Neste momento (11h30) muitas famílias já estão sendo transferidas para casas de familiares. Segundo Celivaldo, a situação é considerada normal, porém exige total atenção. Ele ainda destacou a necessidade da saída das famílias com antecedência, para que as vidas sejam preservadas. Agora a pouco uma árvore caiu na Avenida Jerônimo Heráclio (calçada do Horto Florestal) e o trânsito está lento. Guardas municipais fazem a organização do tráfego.



Bom Jardim – O nível do Rio Tracunhaém está subindo de forma rápida, e algumas ruas já registram muitos alagamentos. Na Rua do Frade (próximo a secretaria de Obras), famílias já estão deixando as suas casas com a ajuda de amigos e voluntários. Algumas escolas municipais foram invadidas e as aulas estão suspensas. No distrito de Bizarra, a situação é de dificuldade. A água invadiu casas e prédios públicos. A via principal da localidade, conhecida como Rua do Cartório, está intransitável.


Cumaru – A situação também é de atenção. A entrada da cidade e a rua do campo de futebol estão alagadas. Equipes da prefeitura e voluntários trabalham na locomoção das famílias mais atingidas. O acesso ao município está exigindo cautela dos motoristas, além de atenção nos buracos espalhados pela rodovia. A chuva agora a pouco (11h) deu uma trégua, mas a previsão é de fortes chuvas durante todo o dia.


Barragem de Jucazinho – Os moradores de Limoeiro, principalmente, temem o estouramento da Barragem de Jucazinho. Informações de populares foram de que ela já estava “sangrando”. Mas em contato com funcionários da barragem, ainda falta uma média de aproximadamente 1,5m para a água atingir o nível máximo.


A qualquer momento mais informações sobre as fortes chuvas que caem no interior pernambucano.