O governador Pernambuco Eduardo Campos nomeou oficialmente nesta segunda-feira (18) os novos coordenadores das Gerências Regionais de Saúde (GERES). A solenidade de posse aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a participação de inúmeros profissionais da área médica.
Das onze unidades existentes no Estado, a segunda (II Geres) fica em Limoeiro e atende a 31 municípios do Agreste Setentrional e Mata Norte. A partir desta terça-feira (19), a gerência passa a ser administrada pelo médico Mário dos Anjos Moreira, natural de Feira Nova.
Mestre em Medicina Social, o novo gerente tem em seu currículo passagem por várias secretarias municipais do interior e da capital, além de uma atividade anterior na própria Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ele também atuou nas áreas de controle e avaliação – o que lhe gabarita para a área administrativa médica.
Com a chegada de Mário Moreira, a limoeirense Betânia Ferreira deixa o cargo. A escolha foi através de seleção pública simplificada, com prova escrita, entrevista e análise curricular. Dos concorrentes de cada gerência, os nomes dos três mais bem colocados foram apresentados ao governador, que optou em nomear os primeiros de todas as listas.
“Já fizemos esse tipo de seleção na Educação e agora estamos fazendo com a Saúde. Pela primeira vez Pernambuco escolhe um gestor para a saúde através desse método, que por sinal tem dado muito certo onde foi adotado”, disse Eduardo Campos durante o ato de posse.
Com essa decisão, as nomeações fogem da tradicional indicação por “apadrinhamento” e dá espaço a gestão técnica. “Vamos cobrar qualidade na prestação do serviço. O compromisso foi lançado e agora é trabalhar para os pernambucanos”, avisou o governador.