Blog do Agreste traz a magia dos papangus
Prezados leitores, quando ouvi falar sobre o carnaval de Bezerros fiquei imaginando a imensidão. Só não sabia que poderia ser maior do que eu imaginava. Neste domingo de carnaval (06), a reportagem do Blog do Agreste aportou na Terra dos Papangus, num misto de trabalho e diversão.
Pernambuco, um carnaval que vale por muitos
A multidão invade as ladeiras de Bezerros
E se o “frevo é bom demais”, imagine adicionado de um toque de forró? No espaço Forró do Papangu, o folião pôde unir os ritmos genuinamente pernambucanos numa mesma festa. Palcos espalhados pelas praças reuniram gente de todas as raças. Para animar, André Rio, Orquestra Alternativa, Marcelo Pernambucano e, claro, muitos papangus.
No meio da folia, os turistas registravam cada momento. Encontramos a arca dos papangus, os piratas papangus, as madres papangus, os palhaços papangus, ... Considerado um dos pólos do Estado mais badalados no carnaval, a cidade também recebeu políticos, artistas, e diversos “gringos” dos quatro cantos do mundo.
Severino: o artesanato limoeirense representado em Bezerros
Pela quantidade de pessoas num mesmo lugar, fiquei a imaginar: Quanto não gira de dinheiro nesta cidade no período de carnaval?! A cidade não desfruta de uma infra estrutura que chame a atenção. Porém, alguns casarios antigos no centro dão um toque de beleza arquitetônica.
O sorriso escondido por baixo das máscaras
Mas, não podemos negar que Bezerros deve muito a essa tradição dos papangus. Quem conhece vale à pena voltar. E que não foi não sabe o que está perdendo. Sendo assim, viva o carnaval de Pernambuco, “Um carnaval que vale por muitos”.
Confira as imagens do Papangu Folia 2011 no Agreste Vip / Fotos: Cláudio Melo e Alfredo Neto
Incentivo Cultural
