O IEEI – Encontro de Espaços Culturais Independentes acontecerá entre os dias 29 de Novembro e 01 de dezembro, em Natal/RN, com o objetivo de construir uma rede de troca de experiências e articulação política entre espaços culturais sem vínculos governamentais do Brasil e da América Latina. O município de Limoeiro estará presente com o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, através do superintendente do espaço, arte-educador Fábio André.
Este primeiro encontro tem por objetivo reunir 20 representantes de Espaços Culturais independentes brasileiros, que tenham contribuição significativa para a vida cultural de suas localidades e que possam compartilhar experiências acerca de seus fazeres e, com isso iluminar um caminho para construção de diretrizes de políticas públicas para o setor.
O evento contará também com a presença da representante do espaço "Crear Vale La Pena", de Buenos Aires, Argentina, espaço este coordenador da Rede Latino-Americana de Arte e Transformação Social. Na abertura oficial do encontro, contaremos também com representantes do Poder Público Federal (Funarte e MINC).
Os Espaços Culturais Independentes do Brasil são, reconhecidamente, uma minoria que, apesar de sua raridade, prestam um serviço relevante de acesso, educação e fomento às artes nas cidades onde existem.
Visando a organização política destes Espaços e uma articulação responsável, no sentido de real intercâmbio das formas sustentáveis de acesso e fomento às artes, o Espaço Cultural Casa da Ribeira de Natal, RN, em convênio com a FUNARTE, estará promovendo o IEEI. É objetivo prioritário deste evento, o encontro autêntico, sem limitações ao que será dito e/ou compartilhado.
Temos metas importantes, tais como: realizar um primeiro mapeamento desses espaços no Brasil, incluindo detalhes das atividades realizadas; intercambiar ideias e ações desenvolvidas por cada espaço independente para sustentabilidade e acesso dos públicos; instaurar um fórum permanente e um hotsite com objetivo de formar redes sociais de troca contínua entre os Espaços; no entanto, o mais importante é o encontro, a troca de conhecimentos “olho-no-olho”, para que, assim, possamos construir uma rede sólida de articulação nacional entre estes espaços e abrir um diálogo com espaços independentes da America latina.
Ao final deste primeiro encontro, uma carta de intenções dos Espaços Culturais será elaborada e encaminhada ao Ministério da Cultura, à FUNARTE e aos gestores públicos de todos os entes federados da união, com o conteúdo que acharmos importante acerca das diretrizes de uma política pública para Espaços Culturais Independentes no Brasil.