Você já imaginou um presidiário comandar o tráfico de uma cidade e uma série de assassinatos de dentro de um presídio? Esse relato não é coisa de cinema. O fato aconteceu no município de Toritama, e nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco apresentou o resultado da operação “batizada” como Alfaiate 2.
O município conhecido como grande fabricante de jeans registrou nos últimos meses 22 homicídios. Desse total, 17 crimes estão sendo atribuídos ao bando comandado pelo presidiário José Fábio da Silva, cognome “Fabinho”, que cumpre pena no Presídio Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro.
As informações da secretaria são de que o “cabeça” dava as ordens através de celular de dentro do presídio, e que, a entrada do aparelho deve ter sido facilitada. Por este motivo, algumas medidas de segurança interna serão tomadas a curto prazo.
Na operação foram presas 17 pessoas, entre homens e mulheres, e mais quatro adolescentes, que foram encaminhados à Funase de Caruaru. Os policiais também destacaram que o bando atuava em família, tanto nos crimes como no tráfico de drogas. A polícia ainda encontrou com os presos 40 quilos de maconha e aproximadamente R$ 10 mil em espécie.