Procurando tornar Limoeiro um destino turístico acessível a todos, possibilitando, assim, que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham acesso aos atrativos e equipamentos turísticos existentes no Município, a Secretaria de Turismo e Lazer de nossa cidade, em ação conjunta com os gestores do Programa Turismo Acessível (Pernambuco sem Barreiras), iniciou uma sequência de ações que irão determinar quais as diretrizes que o Poder Público local deve seguir para fazer de Limoeiro uma terra mais justa e democrática.
O secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara, atendendo ao pedido do secretário André Quirino, disponibilizou a Assessoria de Projetos Especiais para realizar, durante o tempo que se fizer necessário, avaliação de acessibilidade em Limoeiro. A primeira etapa do trabalho já foi concluída, com as seguintes realizações: Blitz de acessibilidade nos equipamentos e atrativos turísticos de Limoeiro; Seminário de Sensibilização (que ocorreu no dia 1º de junho, às 15 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e entrega de cartilhas.
Agora, com base no relatório técnico elaborado pela turismóloga Mosana Cavalcanti, vamos fazer um projeto para adaptar equipamentos públicos, ruas, avenidas e praças limoeirenses aos reclamos de todos. As negociações com Brasília para conseguirmos os recursos necessários para execução do projeto de acessibilidade já foram iniciadas no Salão do Turismo em São Paulo, no dia 27 de maio, com o Dr. Ricardo Moesh, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo. Vamos reconstruir Limoeiro para todos.
André Quirino / Secretário de Turismo e Lazer de Limoeiro
André Quirino / Secretário de Turismo e Lazer de Limoeiro