sábado, 2 de novembro de 2019

Aula Espetáculo | Cavalo Marinho Estrela de Ouro aporta no Galpão das Artes

Foto | Roberta Guimarães
O Cavalo Marinho Estrela de Ouro realizará aula espetáculo no palco do Centro de Criação Galpão das Artes de Limoeiro. A apresentação acontecerá na próxima segunda-feira (4), a partir das 19h30. A entrada será doação de leite em pó. Cultivado no município de Condado, Mata Norte do Estado, atualmente, o tradicional folguedo integra o Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Na terça (5), a partir das 10h30, outra manifestação cultural anima a cidade. O Boi Cara Branca de Limoeiro promoverá interação artística na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Austro Costa, localizada no Alto de São Sebastião, em Limoeiro. Esta apresentação terá como público alvo alunos da unidade de ensino, mas produtores culturais também são aguardados. O Boi Cara Branca carrega vários títulos alcançados em disputas no carnaval recifense.

Tradição - Com 40 anos de existência, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro é o único, hoje, com quatro gerações brincando juntas (um bisneto, oito netos e cinco filhos do fundador e Mestre Biu Alexandre). Também é Patrimônio Vivo de Pernambuco, título outorgado em 2018 pela Fundarpe/Secretaria de Cultura de Pernambuco. O grupo ministra oficinas de Cavalo Carinho (música, dança, máscaras, bordado de peitorais, confecção de arcos, etc).

A manifestação já participou de inúmeros festivais, mostras e eventos na Mata Norte, no Estado e em variadas as regiões do Brasil. Recebeu vários prêmios e honrarias. Seu Martelo é o Mateus mais antigo em atividade, hoje, com 82 anos de idade, e mais de 50 anos executando o mesmo papel (personagem). “Cidade Natal” do grupo, Condado é conhecido como a “Terra do Cavalo Marinho”.