quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Coluna da Quinta | Limoeiro e suas múltiplas possibilidades para 2020


Quando o assunto é política, o número de pré-candidatos a prefeito de Limoeiro sempre entra na pauta popular. Muitos afirmam que apenas dois serão oficializados candidatos. Mas há quem defenda três ou mais nomes. Mas enquanto não chega o período eleitoral, as pré-candidaturas seguem buscando simpatizantes e apoiadores. Para as eleições do próximo ano, o colunista cita alguns nomes que são lembrados. O prefeito João Luís (PSB) circula como pré-candidato a reeleição e busca apoios para o projeto. Recentemente, recebeu sinal verde do ex-prefeito Luís Heráclio.

O ex-secretário de Saúde de Limoeiro, Orlando Jorge (PSD), segue circulando os quatro cantos do município. Ele tem o apoio do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) e dos vereadores Roberto Galvão (PSD), Luís Antônio (PTB) e Daniel (PTB). A professora Rosejara Ramos (SDD) lançou o nome e segue firme com a pré-candidatura. Ela tem o aval do partido e do deputado federal Augusto Coutinho (SDD). A educadora tem reunido diversos profissionais liberais e funcionários públicos e privados em torno do projeto, além de buscar capacitações contínuas na área de gestão pública.

O ex-vereador Zé Nilton (PP) mantém parceria com o ex-deputado Henrique Queiroz (Avante) e com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Na última eleição, ele alcançou mais de 3 mil votos para deputado estadual e manteve o nome vivo no cenário político. A sequência de eventos e prestação de serviço lhe garantem resistência como pré-candidato. O empresário Wellington Vasconcelos (PSC) conta com o apoio do deputado federal André Ferreira (PSC) e mantém o nome à disposição. Com discurso objetivo e pregando mudança no modelo de gerir a pasta pública, o ex-presidente da CDL deixa claro que não “venderá a alma” para chegar ao poder.

O atual vice-prefeito Marcelo Motta (PSB) segue com uma pré-candidatura sem alarde. Sem destino partidário definido, tem dado tempo ao tempo para fazer a escolha. Mesmo assediado por grupos políticos, tem dado o silêncio como resposta para muitas possibilidades. O ex-prefeito Zé Quirino (PDT) ainda colhe frutos do mandato de gestor. Ao estilo Quirino de ser, continua objetivo nas respostas e carrega a imagem de seriedade com a "coisa" pública. O suplente de vereador Inácio Filho (sem partido) é mais um que se coloca à disposição, mas também é lembrado na disputa para vereador. E o empresário Manoel Silva (sem partido), atualmente instalado em São Paulo, disse que está de malas prontas para voltar a morar na cidade natal e disputar o cargo.

Feira Nova – O prefeito Danilson Gonzaga (PSD) tem capitaneado a organização da décima sétima edição da Festa da Farinha. Durante os dias 27, 28 e 29 de setembro, diversas atividades serão realizadas em parceria com o SEBRAE Pernambuco. O gestor tem depositado fichas em um projeto que tem fortalecido a cadeia produtiva da farinha e outros derivados da mandioca. A expectativa é superar o número de visitantes da edição anterior. Do cenário político, o deputado estadual Joaquim Lira (PSD) e o federal Ricardo Teobaldo (Podemos) já confirmaram presenças.

Aliança – O delegado Hilton Lira fez um balanço positivo do primeiro mês no comando da delegacia de Lagoa do Carro. Ele estava cedido à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), mas saiu do cargo e voltou para Secretaria de Defesa Social (SDS). Perguntado pela reportagem do site Voz de Pernambuco sobre uma possível candidatura em 2020, ele descartou e afirmou que seguirá como delegado. Contudo, Lira revelou que a esposa dele será candidata em Aliança, na Mata Norte, possivelmente, como vice na chapa do prefeito Xisto Freitas (PSD).

Glória do Goitá – Faltando praticamente um ano para as eleições municipais, a prefeita Adriana Paes (PR) soltou o freio de mão para tentar popularizar a imagem de boa gestão. Pré-candidata a reeleição, recentemente a socialista reinaugurou a base do SAMU que estava desativa há cinco anos. A gestora fez questão de cumprimentar um a um dos presentes ao evento e, em sua fala, afirmou que a reabertura foi uma vitória dela e do povo. A prefeita tem mantido parceria política com o deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PR), que herdou a base eleitoral do pai.

Rapidinhas

Dificuldade – O PT planeja candidatura própria em todas as capitais brasileiras. Em Pernambuco, a priori, o nome seria Marília Arraes. Mas nos corredores petistas, o nome dela não estaria em alta (como esteve em 2018) para disputar da prefeitura do Recife e o partido não teria “Plano B”.

Machados – O projeto de futura candidatura a prefeito de Machados segue sendo lapidado pelo empresário João Morais (PR). Constantemente, sem alarde, tem reunido correligionários para articular 2020. O peso da família Morais alinhada em torno do nome dele poderá fazer a diferença.

O povo quer saber – O fator "FBC na mira da Polícia Federal" muda o cenário das eleições 2020?