terça-feira, 16 de julho de 2019

SDS realiza cadastramento no Programa Alerta Celular em João Alfredo

Foto: Jornal do Commercio (Reprodução)
A Secretaria de Defesa Social (SDS) realizará um balcão de cadastramento do Programa Alerta Celular no município de João Alfredo. Sob a coordenação do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e com apoio do governo municipal, os atendimentos acontecerão nos dias 17 e 18 de julho, das 9h às 12h, na Praça Calumbi, no Centro. De acordo com a Polícia Militar (PM), o serviço é gratuito. No local de cadastramento estará montada toda a estrutura necessária de computadores e policiais disponíveis para que os dados dos aparelhos celulares sejam cadastrados no programa.

O Alerta Celular facilitar que a PM possa recuperar celulares roubados, furtados ou extraviados. Durante abordagens, os policiais realizam consulta ao IMEI (International Mobile Equipment Identity) e verificaram a legalidade do aparelho. Em português, podemos dizer que o código é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Quando o celular tem restrição cadastrada e o portador não apresenta a nota fiscal, o suspeito é encaminhado à delegacia e autuado por receptação. O celular fica apreendido pela Polícia Civil para identificação do proprietário e devolução.

Saiba Mais – O cidadão também pode realizar o cadastro através do site da SDS. Para realizar o cadastro no programa Alerta Celular, basta seguir as instruções abaixo:

1° - Acesse www.sds.pe.gov.br, busque o banner Alerta Celular, cadastre os dados de seu celular e o número e o número do IMEI fornecido na nota fiscal ou através do procedimento a seguir.

2°- Digite *#06# no celular para visualizar o número do IMEI do seu aparelho, tire um printscreen da tela com esse número e envie para o seu e-mail ou guarde-o em um lugar de fácil acesso.

3°- Em caso de furto, roubo ou extravio, registre sua ocorrência pela delegacia da internet informando os 15 primeiros números do IMEI de seu aparelho celular no campo correspondente ou procure uma unidade policial para registrar sua ocorrência informando esses dados.

4° - Realizando esses procedimentos, você permitirá que a polícia, por meio da identificação do número IMEI, apreenda seu celular roubado, furtado ou extraviado, quando encontrado em posse irregular, e devolva-o ao legítimo proprietário.