sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tribunal Regional Eleitoral realiza audiência sobre biometria em Limoeiro


Cumprindo uma pauta do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o presidente desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, participou na manhã desta sexta (28) de uma audiência pública, em Limoeiro, referente à revisão do cadastro com coleta de dados biométricos. O presidente está visitando os municípios que estão críticos no cadastro da biometria e Limoeiro não foge a regra. Ainda no Agreste, o município de Passira, por exemplo, também apresenta baixo número de cadastrados. São aproximadamente 25 mil eleitores, mas apenas 8 mil, em média, compareceram ao cartório eleitoral.

De acordo com o TRE, uma das dificuldades tem sido com os eleitores da zona rural. Pelo afastamento da sede, o presidente alertou que os políticos, com ou sem cargo, podem ajudar no transporte. “Os maiores interessados são os futuros candidatos. Não existe impedimento para que eles (políticos) coloquem carros para transportar os eleitores, pois a campanha só começa depois das convenções. Agora, não pode cobrar de ninguém pelo transporte”, disse o presidente. O desembargador também adiantou que um ônibus do TRE poderá visitar as comunidades mais distantes levando o serviço, além de um kit de recadastramento ser instalado em um ponto da cidade de grande fluxo de pessoas. “O local será sugerido pela sociedade”, completou.

Todos os eleitores da cidade devem colher a digital para fazer o recadastramento do título de eleitor. Sem o recadastramento, o cidadão ficará impedido de votar nas eleições, participar de concursos públicos e renovar o Bolsa Família. O eleitor precisa fazer o agendamento pelo site www.tre-pe.jus.br. Além, disso precisam apresentar um documento de identificação e um comprovante de residência. O recadastramento biométrico segue até o dia 31 de março de 2016. (Imagem | Divulgação)