domingo, 11 de maio de 2014

Caruaru recebe Encontro Regional de Arquitetura e Urbanismo

A partir das 18h da próxima quarta-feira (14), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco realiza seu primeiro Encontro Regional, no auditório da Faculdade Vale do Ipojuca (FAVIP), em Caruaru. A ideia é apresentar as ações desenvolvidas pelo Conselho em seus dois anos de atividade, além de reunir opiniões e sugestões dos arquitetos e urbanistas do Agreste no que diz respeito ao exercício profissional na região.

Para o evento serão convidados profissionais das cidades vizinhas, alunos e professores da universidade e técnicos que atuem no poder público. A apresentação da instituição dará ênfase na legislação e na fiscalização. “Vamos falar sobre as principais resoluções do Conselho, o sistema de informação da entidade e sobre instrumentos de fiscalização”, explica a assessora técnica da entidade, Ângela Carneiro da Cunha.

Além da equipe administrativa do Conselho, participam do encontro o presidente Roberto Montezuma e o conselheiro Roberto Freitas, nascido em Caruaru. Eles vão aproveitar a oportunidade para fazer uma visita à prefeitura do município para tratar de assuntos relativos ao urbanismo na região, sobre a legislação que rege a profissão e também sobre a necessidade de um quadro técnico permanente de arquitetos e urbanistas na administração municipal. “O planejamento urbanístico no longo prazo requer um profissional que conheça a cidade e que possa acompanhar os processos urbanos além de um mandato”, defende Montezuma.

Conselho - Instalado em Pernambuco em solenidade realizada a 26 de abril de 2012, o CAU/PE é a autarquia federal com jurisdição estadual que regulamenta o exercício profissional da classe. Além de orientar, disciplinar, fiscalizar, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, bem como atuar em prol do aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo, o Conselho incorporou aos seus propósitos contribuir com o debate dos problemas urbanísticos do Estado. Com 20 conselheiros (18 estaduais e 02 federais), a entidade estadual representa mais de 3.500 profissionais em Pernambuco. Saiba mais em www.caupe.org.br.