sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Secretário de Saúde inaugura base do SAMU em Glória do Goitá

A cidade de Glória do Goitá inaugura nesta sexta-feira (23), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Às 9h, acontece a solenidade de entrega da ambulância do Samu, ao lado da Maternidade Unidade Mista Maria Gaião Guerra, Centro, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira; do deputado federal Jorge Côrte Real, e estadual José Humberto Cavalcanti, ambos do PTB. Em seguida, às 13h, os parlamentares têm encontro marcado com o prefeito para discutir ações para o município.

Glória do Goitá terá uma ambulância de suporte básico para atender a população. Ocorrências que precisem de apoio do tipo UTI, a ambulância avançada de Vitória de Santo Antão auxiliará no atendimento. O Samu vai ampliar a oferta na I e II Gerências Regionais de Saúde (Geres), que compreende as cidades de Carpina, Passira, Limoeiro, Pombos, Chã Grande e Paudalho, cidades que já estão com o serviço em andamento.  

Com isso, mais de 70% dos municípios pernambucanos passam a ter cobertura do Samu, de acordo com a secretaria de Saúde do Estado. A expectativa é cobrir todo o Estado até o fim do ano. Atualmente, Pernambuco conta com 186 ambulâncias, sendo 160 básicas e 26 avançadas. Só neste ano, foram entregues 82 veículos. Até o fim do ano ainda serão entregues 65.