sábado, 1 de junho de 2013

Limoeiro escrito em uma breve história

Foto | Limoeiro em Foco
O dia 10 de maio entrou para a história do município de Limoeiro, assim como as histórias de muitos limoeirenses eternizaram-se em páginas. Escrito pelo poeta limoeirense Carlos Eduardo Pereira, o “Carlão”, o livro Uma Breve História de Limoeiro foi lançado oficialmente em solenidade na Casa Professor Agripino de Almeida, sede do Poder Legislativo Municipal. A obra conta de forma objetiva passagens da cidade em décadas passadas até um ontem bem próximo. A noite de autógrafos marcou ainda a chegada de um escritor para o hall de célebres que contam e que fazem parte da própria história da “Princesa do Capibaribe”.

Segundo o autor, sete anos de pesquisas e entrevistas celebram a realização de um sonho, ao mesmo tempo em que lança ao mercado uma ferramenta de informação sobre economia, cultural, política, esportes e afins relacionados à construção da terra do Coronel Chico Heráclio, personagem que também marca algumas páginas do livro. Questionamentos, informações e relatos alimentam os leitores de fatos desconhecidos passando pelas histórias sempre lembradas nas aulas de história. Durante o lançamento, o autor destacou que o livro conta e revive um pouco do município através dos escritos. “Muitos leitores só terão conhecimento da história de Limoeiro lendo o livro”, reforçou Carlão.

“A obra preparada por Carlos Eduardo foge o simples livro, mas se torna com o seu conteúdo um material rico para a cultura de Limoeiro. Ao folhear o leitor terá a oportunidade de conhecer o seu torrão. E com a forma objetiva que ele adotou, citando em linha de tempo a história da cidade, ele oportuniza até mesmo os leitores menos assíduos a sentirem sede de ler”, avaliou o coordenador da Indústria do Conhecimento do SESI, Erivaldo Carvalho. O coordenador foi o autor da arte de capa do livro. A importância da obra também foi evidenciada pela professora e gestora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Virgínia Aquino. “Recomendo ao município que este livro ocupe as bibliotecas das escolas municipais como base de leitura e de pesquisa para os alunos”. 

Desde o lançamento os livros estão à venda na Livraria Proec, na Rua da Matriz, no Centro de Limoeiro, ao valor de R$ 40. As informações foram divulgadas na Edição 110 (maio) do Jornal Viver Notícias.