Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Sábado é dia de Politicafé, sua dose de informação política


Há um dito popular que diz: "O ano só começa depois do Carnaval". É ano de Copa do Mundo. Expectativa aumenta para a conquista do hexa. Mas também é ano de eleição, e é aí que o trajeto político começa a afunilar. Quem vai para a disputa entra no modo "on" de vez. E, atendendo a pedidos, a coluna política do Blog do Agreste e do Blog do Alfredo Neto, Politicafé, sempre aos sábados, volta à ativa. Prepara o café e boa leitura!


Orobó - A saída do vereador Paulo Brito (MDB) do grupo de situação aumenta a voz da oposição na Câmara. Mesmo colocando-se como independente, a liberdade de alertar, cobrar e denunciar passa a reforçar a linha adotada pela vereadora Isabelle Brito (PODE), que lidera um grupo oposicionista já existente. O que ainda pode parecer pouco, tem surtido efeito considerável fora da Casa. O sentimento de que tudo passa na Câmara tem gerado inquietação no povo. O alerta está ligado.


Capital - A foto do vereador e presidente do PT Recife, Osmar Ricardo, com a governadora Raquel Lyra (PSD) durante o desfile do Galo da Madrugada tem gerado inúmeras interpretações, dentro e fora do partido. A legenda petista integra a Frente Popular e ocupa espaços na Prefeitura da Capital, mas ainda não existe nada oficial que garanta apoio a João Campos (PSB) na disputa para governador. A foto de Osmar com Raquel é mais um recado. É mais um capítulo da novela. 


Nazaré - O ex-vice-prefeito de Nazaré da Mata, Pereira do Sindicato (PSB), aproveitou o Carnaval para apresentar o pré-candidato a deputado estadual dele: Sileno Guedes (PSB). Mesmo vindo de uma derrota na disputa para prefeito, em 2024, Pereira segue na ativa politicamente. Reuniu amigos e correligionários e registrou a tradicional foto com o parlamentar. Os vereadores Adjair Pereira e Neco do Conselho, ambos PSB, também seguem Sileno. Sobre federal, ele não fez nenhuma citação.


Feira Nova - A chegada do vereador Túlio Barros (MDB) ao grupo de apoio à pre-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (UB) é o fato novo na política da Terra da Farinha. Mas o que chama a atenção nos bastidores é a movimentação do "G6", grupo que conta com 3 vereadores da situação e 3 da oposição. O gesto de Túlio mostra total independência e poder de articulação do grupo. Os fatos de hoje falam mais de 2028 do que propriamente de 2026. Pode anotar!


Limoeiro - A disputa para deputado estadual promete ser acirrada. João Paulo Costa (PCdoB) obteve 3 votos em 2022, mas agora sai de "desconhecido" para candidato da gestão. A história muda e muito. Henrique Filho (PP), que beirou 4 mil votos, manteve a base de apoio e vai tentar aumentar essa margem. O vereador Fagner Russo (PSB) vem com a "bandeira de candidato da terra" e fará campanha intensa nos 4 cantos. Gleide Ângelo (PSB), Janjão (PSD) e Fellype Martins (PODE) são nomes com apoios firmados na cidade. Vai ser transpiração do início ao fim.