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Limoeiro implantará recurso digital na Rede Municipal de Ensino


O Fundo Municipal de Educação de Limoeiro fará a aquisição de livros digitais gamificados. Inclusive, a licitação foi aberta e a compra pode chegar a pouco mais de R$ 1 milhão. O material digital será utilizado nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, visando o reforço pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas do Ensino Fundamental. Conforme apurado pela reportagem do Blog do Agreste, a novidade vem sendo planejada para o próximo ano letivo. 


Segundo artigo publicado pelo Portal edukimais.com.br, os livros digitais gamificados tornam o estudo mais atrativo, aumentando a motivação das crianças. Esse tipo de material permite personalizar o ensino para recuperar o aprendizado das crianças que estão com dificuldades e aprofundar o conhecimento das que já estão mais avançadas. Com a força da tecnologia, os métodos digitais de ensino estão se tornando cada vez mais comuns dentro e fora das salas de aula. 


Conforme pesquisa do Portal Escola e Educação, a gamificação é uma metodologia que aplica elementos típicos de jogos (como pontuações, níveis e recompensas) a contextos que não envolvem diretamente jogos, a exemplo da educação. Isso tem aumentado a popularidade do método, pois promove "maior interação, engajamento e diversão nas atividades, transformando processos antes monótonos em experiências dinâmicas e envolventes".


A utilização da gamificação na educação oferece inúmeras vantagens no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à superação do desinteresse dos estudantes em sala, tais como: maior interação social e participação dos alunos; aulas mais dinâmicas; desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração; maior absorção e retenção do conteúdo; estímulo ao protagonismo e na resolução de problemas; e aprendizado de forma lúdica.


De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, os professores serão capacitados para a utilização dos livros digitais gamificados. Além disso, monitores estarão aplicando as atividades digitais, logo após a aula convencional, de acordo com o conteúdo pedagógico trabalhado em sala de aula. Também haverá o monitoramento individual de cada estudante, através de relatório mensal, para verificar o desenvolvimento e os avanços.