Páginas

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Coluna Política | A construção do MDB para 2024


Com o insucesso de Raul Henry na disputa pela reeleição de deputado federal na última eleição, a única eleita pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para Câmara dos Deputados, Iza Arruda, ganhou força e espaço dentro da legenda. Isso tem refletido diretamente no pai e padrinho político dela, empresário Paulo Roberto (MDB), prefeito de Vitória de Santo Antão, que demonstra ter "carta branca" da cúpula emedebista para planejar as eleições do próximo ano.

 

O MBD projeta lançar aproximadamente 100 candidaturas próprias a prefeito em Pernambuco. Para isso, Paulo tem dividido o tempo entre a prefeitura e os encontros de articulação. E como para bom entendedor “meio gesto” basta, as rotinas de reuniões com pré-candidatos confirmam que ele se tornou importante referência da legenda - que busca novamente o protagonismo - depois de conflitos internos que resultaram num baixo desempenho nas urnas na eleição passada.

 

E para validar o bom momento que vive Paulo Roberto e Iza Arruda dentro do MDB, Vitória de Santo Antão receberá, neste mês de setembro, a reunião da Executiva Estadual. Nele, diversas filiações serão anunciadas. Nomes de destaque do partido estão confirmando presença, a exemplo do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e dos ministros Simone Tebet, Renan Filho e Jader Filho. Tudo isso ajuda no plano de voos mais altos do dono da FACOL.

 

Alinhamento – Caminhando para o último ano de gestão e, consequentemente, de candidatura à reeleição, o prefeito de Tracunhaém, Irmão Aluízio (PL), reuniu o secretariado para um encontro de planejamento estratégico. Uma fonte revelou que há situações em determinadas secretarias que precisam de um “freio de arrumação”. Também há promessas de campanha ainda no papel e o Irmão sabe que, se não cumprir, o discurso perde força em 2024.

 

Costurando – Eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, o ex-prefeito de Orobó por duas vezes, Cléber Chaparral (UB), não esconde de ninguém o desejo de disputar a Prefeitura de Surubim em 2024. A votação que obteve na cidade em 2022 impulsionou e, por gravidade, colocou o nome dele no páreo. As pesquisas de consumo interno vão direcionar a decisão de Chaparral. Enquanto isso, ele vem, sem alarde, “costurando” novos apoios na Terra da Vaquejada.

  

Rápidas

Limoeiro 1 – Pré-candidato a prefeito, o presidente da Câmara, Daniel do Mercadinho (PODE), abriu o diálogo com o ex-prefeito Joãozinho (MDB). No Legislativo, Daniel foi um dos maiores críticos da gestão de João. A política é como a lua: muda de fase. Isso em todos os grupos.

 

Limoeiro 2 – Conforme adiantado pelo Blog, o PSB vai reorganizar o partido, que segue sem presidente. O vereador Ronaldo Morais está cotado para assumir. Ao colunista, ele não confirmou nem negou. Disse que falará sobre o assunto durante a semana. É aguardar.

 

O povo quer saber – O PSB ficará no grupo de Orlando Jorge, prefeito de Limoeiro?