Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Vereadores denunciam falta de medicamentos em Passira


Integrantes da bancada de oposição no município de Passira, os vereadores Júnior de Dão Caçatuba (presidente – UB), Tão de Sebastião Luís (PP) e Kelly de Sebastião Luís (PSL) visitaram algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e identificaram falta de vários medicamentos. Nos vídeos compartilhados nas redes sociais (confira abaixo), Tão classifica a situação de “descaso” e pede ao prefeito Severino Silvestre (PSD) solucione o problema.


O parlamentar ainda afirma que a ausência de medicamentos se repete em várias unidades. Nas imagens é possível identificar que a fiscalização ocorreu nos postos de Candeais e Varjadas, ambos na zona rural. Os vídeos comprovam que muitos medicamentos estão em falta, porém, também é possível ver que outros tem em quantidade considerável nas prateleiras. “A falta de medicamento é o que mais estamos recebendo denúncias”, afirma o presidente do legislativo.


Em resposta ao contato feito pela reportagem do Blog do Agreste, a secretária de Saúde de Passira, Francileide Valéria, disse, por meio de nota (confira abaixo na íntegra), que o desabastecimento de medicamentos é problemática nacional, citando fatores internacionais como causadores, a exemplo da guerra entre Ucrânia e Rússia e o lockdowm na China. Sem citar data, ela relatou ainda que, em breve, os medicamentos faltosos estarão chegando para garantir a reposição nas unidades de saúde.


“Sobre essa questão de desabastecimento de medicamentos, está sendo um problema a nível nacional. Como dificuldades de antibióticos, ante eméticos, soluções hidroeletrolíticas. A narrativa dos fabricantes é que a produção de medicamentos está sendo impactada com a quebra na logística de importação, causada pela guerra na Ucrânia e lockdowm na China. Estávamos no aguardo do recebimento de medicamentos e esses, em breve, estarão nas unidades, onde irão promover e restabelecer o fornecimento destes insumos que é direito de todos e dever do poder público”, Francileide Valéria, secretária de Saúde de Passira


CONFIRA OS VÍDEOS DA FISCALIZAÇÃO