Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Coluna Política | Tirar do papel é honra e sobrevivência


A reta final de 2021 foi de estradas, visitas, anúncios e promessas e mais promessas por parte do governador Paulo Câmara (PSB). Foram milhões e milhões de reais anunciados para obras em todas as regiões de Pernambuco dentro do Plano Retomada. Tudo ainda na fase de projeto, ou seja, no papel. Houve muitas comemorações e fotos nas redes sociais. Os aliados fizeram festa. Claro, não seria diferente. Porém, mais importante e válido do que anunciar é executar. Caso chegue ao fim do primeiro trimestre sem avanço, o “tiro pode sair pela culatra”.


Em Limoeiro, por exemplo, prometeu uma quadra para a Escola Seráfico Ricardo, quando ainda não terminou a do antigo Estadual Padre Nicolau. Obra que se arrasta há vários anos. Não é contraditório? Para que o governador retorne aos municípios pedindo votos para os seus precisará de discurso real. Por isso, começar em ritmo acelerado o que prometeu é questão de honra (de palavra) e de sobrevivência para o grupo que está no comando do Estado há quase 16 anos. O desgaste é natural. E se não poupar energias, a pancada será consequência.


Machados – A informação dada na coluna de ontem gerou grande repercussão. Uma fonte ligada ao prefeito Juarez da Banana (PSB) disparou que “manter a cota de empregos de Argemiro Pimentel é criar cobra para morder ele mesmo”. A mesma fonte profetizou que os deputados do ex podem ter mais votos do que os do atual.


Bom Jardim – A imagem da mensagem de fim de ano do prefeito Janjão (PL) deixou claro que ele apoiará a candidatura à reeleição do deputado federal Fernando Rodolfo (PL). Para estadual, votará com Cléber Chaparral (PSD). O nome da esposa dele, vereadora Jêssica (PSC), chegou a ser ventilado como possível candidata à Alepe, mas ficou só no ensaio.


Glória do Goitá – Capitaneada por Jaime Sobrinho (PODE), a oposição do município fechou apoio para 22 com os deputados estadual Gustavo Gouveia (DEM) e federal Ricardo Teobaldo (PODE). Jaiminho, como é conhecido, obteve mais de 4.500 votos na disputa para prefeito em 20, perdendo para Adriana Paes (PSD), que foi reeleita com mais de 10 mil.


Rápidas

Expectativa – É esperado ainda para janeiro o nome que disputará o cargo de governador pela Frente Popular. O anúncio será feito pelo atual Paulo Câmara (PSB). Caso seja um Arraes, não se surpreenda.


Rápido – Poucas horas depois do Coronel Cleidson Canel entregar o cargo de secretário de Trânsito de Limoeiro, o prefeito Orlando Jorge (PODE), sem comentar a saída, nomeou o novo secretário.


O povo quer saber – A ministra Ana Arraes pode ser o nome do PSB para disputar o Governo do Estado?