Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Coluna Política | Não pode na Alepe, mas pode na rua?


A volta do recesso dos deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) acontece no dia primeiro de fevereiro. Mas os parlamentares já estudam a possibilidade de retomar as atividades no formato remoto por conta do aumento de casos de covid e gripe nas últimas semanas, o que levou o Governo do Estado a adotar novas medidas restritivas para alguns setores econômicos. Há dois meses, os deputados estaduais voltaram com o trabalho presencial, mediante comprovante de vacinação, depois de um ano e oito meses sem encontros presenciais na Casa Joaquim Nabuco.

 

Somos sabedores que todas as medidas são válidas quando o assunto é prevenção. Mas, o que gera contradição, é analisar a possibilidade de suspender as atividades presenciais na Alepe e nas ruas a política correr solta, principalmente, por se tratar de ano eleitoral. As comissões, por exemplo, já decidiram que os encontros serão virtuais. Porém, os pré-candidatos à reeleição não param de visitar bases, participar de almoços, procissões, encontros, reuniões, fotos e por aí vai. Tem cada aglomeração que assusta. A decisão sobre o formato em 22 acontecerá até o fim deste mês num encontro em líderes e mesa diretora.

 

Posse – O novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, foi pessoalmente entregar o convite da posse, agendada para fevereiro, ao governador Paulo Câmara (PSB). Ricardo Barreto, novo corregedor, e Antônio Melo, que assumirá a vice-presidência do TJPE, acompanharam a visita.

 

Visita – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), visitou o Governo de AL para conhecer o modelo de gestão fiscal adotado pelo gestor Renan Filho. Pré-candidato a governador de PE, Miguel fez um comparativo dos investimentos realizados pelos Estados e “alfinetou” o governo pernambucano: “Ineficiência e falta de gestão”.

 

Sertão – Ex-vereador de Afogados da Ingazeira, Zé Negão (PODE) dará palanque ao deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE), que tentará o terceiro mandato. Zé foi candidato a prefeito em 20 e ficou em segundo com mais de 6 mil votos. Teobaldo classificou o aliado de “excelente quadro da legenda”. Negão não tira o olho de 24.

 

Rápidas

Casinhas – O deputado federal Fernando Filho (DEM) participará da entrega de 7 veículos ao lado da prefeita Juliana de Chaparral (DEM) e do pré-candidato a estadual Chaparral (PSD), com quem fará dobradinha.

 

João Alfredo – A ex-prefeita Maria Sebastiana (PSD) esteve com o governador Paulo Câmara (PSB) para alinhamento político. Fonte socialista revelou que ela ampliou seu espaço no Governo do Estado.

 

O povo quer saber – Caso voltem ao trabalho remoto, os deputados ficarão distantes da pré-campanha também?