Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Limoeiro | Pedra Fina em colapso e calendário de abastecimento reduzido


Por meio de nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou, na manhã desta quinta (14), alteração no calendário de abastecimento do município de Limoeiro. Desde a quarta (13), o novo regime passou a ser de quatro dias com água e 18 dias sem. No documento, a fornecedora de água confirma que a Barragem de Pedra Fina, em Bom Jardim, responsável por parte do abastecimento de Limoeiro, entrou em colapso em decorrência do longo período de estiagem, o que provocou redução dos dias de abastecimento.

 

Segundo a Compesa, a escassez de chuva na região também afeta a Barragem de Lagoa do Carro. “Além do manancial de Pedra Fina, que não conseguiu acumular água já que não choveu o suficiente este ano, Limoeiro também recebe água da Barragem de Lagoa do Carro, que juntos, em condições normais, operam com uma vazão de 100 litros por segundo. Diante da escassez hídrica, essa produção caiu para 55 l/s, sendo necessário tal ajuste”, diz a nota. Nas últimas semanas, reclamações diárias de falta de água estão sendo registradas na Rádio Jornal.

 

Confira abaixo, na íntegra, a nota enviada pela Compesa

 

Em virtude do colapso da barragem de Pedra Fina devido à escassez de chuva na região, um dos mananciais que abastecem o município de Limoeiro, a Compesa informa que será necessário ajustar o calendário de distribuição, a fim de que o volume de água armazenada consiga atender à população até o próximo inverno. A partir desta quarta (13), o novo regime de abastecimento será de 4 dias com água e 18 dias sem.

 

Além do manancial de Pedra Fina, que não conseguiu acumular água já que não choveu o suficiente este ano, Limoeiro também recebe água da barragem de Lagoa do Carro, que juntos, em condições normais, operam com uma vazão de 100 litros por segundo. Diante da escassez hídrica, essa produção caiu para 55 l/s, sendo necessário tal ajuste.

 

A Compesa pede a compreensão da população e informa que vem estudando ações e obras com foco na ampliação da oferta de água, como, por exemplo, novos possíveis pontos de captação. Para acessar o novo calendário, o cliente deve entrar no site www.compesa.com.br e acessar a Loja Virtual. Lá, procurar a aba Calendário de Abastecimento, digitar o endereço completo e verificar os dias de abastecimento de cada bairro ou, ainda, ligar para o 0800 081 0195. Compesa