Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Coluna Política | Marília Arraes na estrada, mas o futuro depende do PT


A deputada federal Marília Arraes (PT) segue com o “pé na estrada”, visitando as diversas regiões de Pernambuco para fortalecer seu nome como pré-candidata a governadora. Ontem, ela aportou no Sertão do São Francisco. O mesmo caminho a petista fez em 2018 e deu muito certo. O nome ganhou notoriedade, cresceu nas pesquisas, somou adesões, mas, na hora do “vamos ver”, foi “rifada” pelo partido da estrela e impedida de disputar o cargo. Sobrou apenas uma disputa para federal como acalento. A neta de Arraes saiu vitoriosa, mas ficou o “gostinho amargo”.

 

Será que a história vai se repetir? Essa é a pergunta que muitos estão fazendo. Com a aproximação do PT e o PSB em Pernambuco, o mesmo sentimento volta a rondar aqueles que defendem Marília na disputa para o Palácio do Campo das Princesas. Porém, os planos nacionais do PT passam pela articulação com os socialistas. Marília vai fazendo a parte dela. E acredito que e o PT não esqueceu os esculachos que levou do PSB na disputa pela prefeitura do Recife em 2020. Mas, como política é “arte de engolir sapo”, pode acontecer tudo, inclusive nada.

 

Carpina 1 – Dentro de uma semana, o secretariado da Prefeitura de Carpina registrou a segunda saída. A secretária da Mulher, Marta Guerra, deixou o cargo nessa quarta (7). Dias antes, José Patrocínio, que comandava a Secretaria de Planejamento, havia deixado a gestão de Manoel Botafogo (PDT). Uma fonte revelou que Marta teria sido praticamente “obrigada” a entregar o cargo. Ela não fez pronunciamento em suas redes sociais, mas, sua filha, Jozephina Guerra, “disparou” contra Botafogo, chamando de sorrateiras as atitudes dele.

 

Carpina 2 – Marta sempre votou no deputado estadual Antônio Moraes (PP), mas como o filho do prefeito voltará a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, ela teria sido pressionada a escolher: votar em Botafogo Filho ou deixar o cargo. Ela segurou o histórico político e decidiu “desembarcar” da gestão. Nas redes sociais, após o texto publicado pela filha dela, os correligionários de Marta “bombardearam” o prefeito, que até chegou a postar um vídeo se mostrando surpreso com a decisão, mas depois apagou, produzindo prova de houve pressão política.

 

Assumindo – No município de Buenos Aires, com a morte do vereador Beita do Boi (PP), vítima de câncer, no último sábado (3), o suplente e também progressista Cleybson Albino assumirá a vaga em aberto na Casa Legislativa. Cleybson já teve experiência como vereador entre 2016 e 2020, mas na disputa do ano passado não conseguiu a reeleição, ficando na suplência com 246 votos. A solenidade de posse deverá ser convocada pela mesa diretora da Câmara de Vereadores para próxima semana. Albino ganha mais uma oportunidade.

 

Rápidas

Contemplado – O município de Surubim receberá uma Central de Atendimento ao Turista (CAT). O anúncio foi feito pela prefeita Ana Célia (PSB) e pelo secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes (PSD). Agora é trabalhar para não ficar restrito à semana da vaquejada.

 

Alinhada – A prefeita de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho (PSB), tem visitado à Câmara de Vereadores para protocolar e debater projetos do Executivo. A gestora disse que o ato simboliza parceria entre os poderes. Ela sabe que com harmonia governa melhor.

 

O povo quer saber – Paulo Câmara (PSB), apresentado como técnico, disputará cargo em 22 e se tornará “político de carteirinha”?