segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Coluna da Segunda | Micuiba e o plano de "Renovação" em São Lourenço


Dentro do planejamento do Partido Solidariedade (SDD) para as eleições municipais de 2020, o município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), também aparece na lista. O ex-vereador Milton Micuiba segue tocando a pré-candidatura a prefeitura e “garimpando” apoios para as eleições municipais de 2020, através do projeto batizado de "Renova". No início deste mês, a convite do senador Jarbas Vasconcelos, ele participou de um ato promovido pelo MDB no Recife. Na ocasião, encontrou o colega de faculdade Geraldo Júlio, atual prefeito do Recife (PSB). “Entre apoios e alianças políticas, relembramos nosso tempo de facul”, postou Micuiba em sua página no Facebook. 

O pré-candidato também escreveu que o gestor da capital pernambucana sinalizou de forma positiva para o projeto dele. “O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, acenou seu apoio". Ele também ressaltou que tem o aval do presidente do SDD, deputado federal Augusto Coutinho. Bancário aposentado, Micuiba tem sido considerado o perfil técnico tão comentado na política atual. Mas teria força política para tal? A resposta só nos próximos meses, contudo, ele não perde oportunidades de mostrar o que fez enquanto vereador, no período de 1996 a 2000. O mandato dele foi marcado pelo grande número de cursos profissionalizantes ofertados aos jovens de São Lourenço da Mata. 

Limoeiro – O pré-candidato a prefeito Zé Nilton (PP) terá a oportunidade de conversar diretamente com os moradores da Vila Mendes. O encontro acontecerá nesta terça-feira (12), a partir das 19h, na sede da associação de moradores do distrito. Momento para que os eleitores possam sabatinar o ex-vereador. Zé terá chance de se aproximar do eleitorado e mostrar propostas para população. Recentemente, o também pré-candidato Orlando Jorge (PSD) esteve por lá. Outros postulantes terão a mesma oportunidade. Boa iniciativa da associação.

Carpina – Pré-candidato a prefeito, Joaquim Lapa (PTB) não perdeu a oportunidade de falar sobre política e prometer melhorias para o futebol amador da cidade. Ontem, durante a final da Copa Carneiro Leão, no bairro de mesmo nome, o ex-prefeito cobrou melhorias para os desportistas e lamentou a falta de estrutura nos espaços esportivos da cidade. Em tom de promessa, disse que poderá fazer mais pelo segmento esportivo carpinense. A competição foi idealizada pelo ex-vereador Júnior de Salete (PHS), que agora integra o grupo de oposição.

Posição – O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) classificou como “inaceitável” o discurso que o ex-presidente Lula (PT) proferiu no ABC Paulista, após deixar a prisão. “Incitar a violência é crime. É inaceitável que Lula se aproveite da liberdade pontual para incitar o Brasileiro a ‘fazer igual ao povo do Chile e da Bolívia e atacar, não apenas se defender’, postou Mendonça. Ele ressaltou que o Chile vive uma convulsão social com violência e mortes nas ruas. O democrata também lembrou que o petista foi liberado da prisão, mas é um condenado pela Justiça em duas instâncias, com vários recursos negados.

Rapidinhas

Pesquisa – Formado pelos pré-candidatos José Quirino (PDT), Marcelo Motta (PSB), Wellington Vasconcelos (PSC) e Zé Nilton (PP), o G4 articulou pesquisa interna para Limoeiro. Eleitores da cidade e comunidades rurais serão entrevistados. Brevemente, saberemos quem ocupará a “cabeça” da chapa.

Comemorou – O deputado federal João Campos (PSB) celebrou a liberdade de Lula (PT). “Hoje é um dia histórico: a justiça foi feita seguindo o que rege a Constituição. Força, Lula! O Brasil precisa de líderes da sua dimensão, com a capacidade do diálogo e que olhe para o nosso povo”, postou o filho de Eduardo Campos.

O povo quer saber – Até quando seguirá a troca de farpas entre Bolsonaro (PSL) e Lula (PT)?