quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Coluna da Quarta | Marcelo Motta “sente o sabor” do sistema político


O vice-prefeito de Limoeiro, Marcelo Motta (PSB), foi dispensado do cargo de confiança de Gerente Técnico que ocupava na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. A pasta é gerenciada pelo deputado estadual licenciado Aluísio Lessa (PSB). Nos bastidores políticos, a dispensa era uma questão de tempo. Marcelo rompeu politicamente com o prefeito João Luís (PSB) e lançou sua pré-candidatura a prefeito. Ele está com um pé ou os dois dentro do grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), principal nome da oposição ao governo Paulo Câmara (PSB).

Funcionário de carreira do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o destino profissional é incerto. Motta se apresentará ao presidente do IPA e saberá da futura lotação. A portaria de dispensa foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. Marcelo trabalhou na coordenação da campanha socialista em 2018. Mesmo tomando outro destino político, não recebeu aceno de consideração. Detalhe: soube da exoneração através da Imprensa. Retaliação? Diria que não. Assim funciona o sistema político. Ele não foi o primeiro e nem será o último.

Articulando – Repercute no cenário político estadual a habilidade do prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), ao organizar uma verdadeira caravana de pré-candidatos a prefeito e levar para prestigiar a filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao MDB. Chaparral ainda teve agenda individual com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal Fernando Filho (DEM). Os pré-candidatos também tiveram oportunidade de conhecer mais de perto o projeto dos Coelhos. Notadamente, Chaparral organiza o projeto 2022. Na política, uma campanha começa quando a outra termina.

Protesto – A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) soltou o verbo ao saber que o cantor Johnny Hooker foi confirmado no Festival Lula Livre, que será realizado no Recife. “Um cantor que profanou o nome de Cristo, que chamou Jesus de “bicha” e “travesti” é presença confirmada no evento para exaltar um ex-presidiário. Pode um cristão concordar com uma aberração dessas?, questionou a parlamentar em postagem no Facebook. O posicionamento dela rendeu mais de 500 comentários em poucas horas. Hooker ficou conhecido ao ser barrado em festival patrocinado pelo poder público em Garanhuns.

Rapidinhas

Limoeiro 1 – O prefeito João Luís (PSB) anunciou que utilizará recursos do pré-sal para realizar obras na zona rural. Ontem, ele visitou algumas comunidades e adiantou que procederá, por exemplo, com pavimentação. O gestor disse que vai preparar o orçamento e buscar recursos para outras ações.

Limoeiro 2 – Durante encontro com agentes de Saúde e de Endemias, o prefeito adiantou que fará mudanças no secretariado, possivelmente, ainda este ano. Alguns secretários serão candidatos ao cargo de vereador e devem sair mais cedo dos cargos. Até o momento nenhum nome foi revelado.

O povo quer saber – Lula falará em candidatura própria do PT durante visita ao Recife?