terça-feira, 15 de outubro de 2019

GAC promove aulão sobre sintomas do câncer infantojuvenil em Timbaúba


Orientação como prevenção. Com este pensamento, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), promove, gratuitamente, nesta quarta-feira, na cidade de Timbaúba, Mata Norte do Estado, um aulão sobre sintomas do câncer infantojuvenil.

A ação reunirá profissionais das áreas da Saúde e da Educação para compartilhar conhecimentos e promover debates. Os participantes serão orientados de como identificar sintomas da doença em crianças e adolescentes. O encontro será no auditório da Escola Técnica Miguel Arraes de Alencar, a partir das 9h30. De acordo com a médica e presidente do GAC/PE, Vera Morais, a ação ainda faz parte da Campanha Setembro Dourado.

"Nós conscientizamos todos os profissionais e a população sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que é a única ferramenta que a gente tem pra melhorar o índice de sobrevida das nossas crianças. É isso que a gente vai fazer lá (Timbaúba). Vamos orientar e falar sobre os sinais e sintomas de alerta. A atenção primária deve fazer a suspeição destes sinais e a partir de então encaminha para atenção especializada, que é o centro de referência, a exemplo do Hospital Osvaldo Cruz", explica Vera.