quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Coluna da Quarta | "Pré-sal dos meus sonhos"

Foto | Roque de Sá (Agência Senado)
Prefeitos e governadores estão em clima de comemoração. O Senado aprovou por unanimidade regras para a partilha dos recursos excedentes do pré-sal. Mas para o Nordeste nem tudo são flores. A bancada nordestina questionou que alguns critérios definidos na Câmara dos Deputados acabaram retirando dinheiro da região. Bom, independente disto, o valor estimado de R$ 106 bilhões oriundo do megaleilão programado para novembro será repartido com prefeituras e estados. A fatia dos estados beira R$ 11 bilhões, mesmo valor que deve seguir para os cofres municipais.

Alguns senadores apostam que as prefeituras recebam o valor ainda este ano, mas há quem arrisque para fevereiro de 2020. Detalhe: De acordo com o projeto, o dinheiro do excedente do pré-sal só poderá ser usado em gastos previdenciários e investimentos. Governador ou prefeito que pensa gastar com décimo terceiro, por exemplo, pode tirar o “cavalinho da chuva”. As prefeituras que não tenham débito com a previdência terão ótima oportunidade para melhorar as estruturas dos municípios. É bom o cidadão abrir o olho e acompanhar como o recurso será aplicado. Seja o fiscal!

Orobó – Vice-prefeito e secretário de Obras, Biu Abreu (PSD) sempre é lembrado quando o assunto pré-candidatura a prefeito é debatido na cidade. Capitaneado pelo prefeito Cléber Chaparral (PSD), o grupo da situação ainda não tem nome definido para tentar a sucessão. Porém, aos poucos, o nome do secretário municipal de Finanças, Lúcio Silva, começa a ganhar corpo. Pessoa de total confiança de Chaparral, o secretário tem vivido ativamente o dia a dia do município. Considerado perfil técnico, Lúcio pode ser o fato novo na política oroboense.

Legislativo – O Censo Demográfico de 2020 deverá contar, em Pernambuco, com o apoio da Assembleia Legislativa (ALEPE). Ontem, o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), recebeu o chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Gliner Alencar, para alinhar parceria entre as duas instituições. Os parlamentares e o corpo técnico da Assembleia devem atuar como multiplicadores, divulgando a importância de todos participarem da pesquisa para atualizar o cálculo populacional brasileiro.

Rapidinhas

Bom Jardim – Em conversa com o colunista, o vereador Donato (PSD) reafirmou seguir no grupo do prefeito João Lira (PSD). De primeiro mandato, o parlamentar disse que prefere tocar algumas ações nas comunidades ao invés de marcar ponto na tribuna da Câmara Municipal.

Salgadinho – Três prestações de contas do ex-prefeito Adenilson Pereira (PR) devem entrar hoje na pauta de votação da Câmara de Vereadores. O TCE recomenda rejeição de todas por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O povo quer saber – A assessoria da prefeitura de Limoeiro analisa antes de emitir notas oficiais?