terça-feira, 24 de setembro de 2019

Limoeiro | Moradores que invadiram "Prédios da Caixa" recebem ordem de despejo


No fim da manhã desta terça-feira (24), oficiais de justiça estiveram nos condomínios Padre Luís Cecchin e Moura Guerra, no Loteamento Lagoa Azul, em Limoeiro, para realizar a entrega de ordens de despejo aos moradores de apartamentos invadidos. Os condomínios foram construídos através do Programa Minha Casa, Minha Vida e são conhecidos popularmente como “Prédios da Caixa”. Um grupo tentava a posse dos imóveis na Justiça Federal (clique e relembre a matéria).

De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem, as famílias que ocupam os apartamentos de forma irregular têm o prazo de um mês para desocupar de forma espontânea (a contar da notificação). Caso os notificados não obedecem à ordem, a força policial será acionada. A ação foi impetrada pelo departamento Jurídico da Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos financiamentos dos imóveis. Aproximadamente 30 moradores receberam a ordem judicial.

Dezenas de mutuários sorteados pela secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Limoeiro nunca ocuparam os apartamentos. Alguns casos houve a ocupação, mas na sequência o abandono. Há imóveis que foram ocupados sem autorização da Caixa Econômica Federal. Em caso de desistência, o titular do financiamento deve oficializar na agência bancária. O banco consulta um cadastro reserva e repassa a chave, dando início a um novo financiamento.