quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Coluna da Quinta | Eriberto Medeiros mais uma vez na “vitrine” do Estado

Foto: Eudes Régis | SEI
A governadora em exercício Luciana Santos (PCdoB) transmitiu, ontem, o cargo de chefe do executivo estadual para o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP). O parlamentar assume o governo de Pernambuco para cumprir o período em que Paulo Câmara (PSB) participa de um seminário em Singapura, na Ásia. A vice-governadora assumiu a cadeira, mas em decorrência de uma viagem de ordem pessoal ao exterior também precisou transferir o comando do Palácio do Campo das Princesas.

Está não será a primeira vez que Eriberto Medeiros assume a cadeira de governador. Em outra oportunidade, ele foi elogiado pela abertura das portas do Palácio para todas as classes, desde deputados a presidentes de associações comunitárias. Mais uma vez, mesmo que por poucos dias, o presidente da Assembleia Legislativa está na vitrine. Os gestos, as decisões e as canetadas que realizar podem simbolizar uma solidez ainda maior no comando do Legislativo Estadual. No ato, diante de um grande número de deputados estaduais, ele buscou deixar o ambiente leve e favorável.

Ainda na transição do cargo, Luciana Santos disse estar tranquila e confiante no trabalho que será desenvolvido por Medeiros. Ela enfatizou a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo, destacando que foi a primeira mulher a assumir o cargo de governadora. Ao mesmo tempo, ex-prefeita de Olinda lembrou que a deputada Simone Santana (PSB) está sendo a primeira mulher a assumir a presidência da Alepe e valorizou a participação feminina na sociedade: “As duas situações são muito simbólicas e só reforçam que a mulher pode chegar onde ela quiser”.

Camaragibe – Com o objetivo de fortalecer o PSB na cidade, o deputado estadual Paulo Dutra foi designado presidente da comissão provisória do partido no município. O deputado se une ao vereador Paulo André, que assume a vice-presidência, para discutir estratégicas e reforçar a legenda em Camaragibe. A definição foi tomada durante reunião entre o presidente estadual Sileno Guedes, o deputado e o vereador. Atualmente, a cidade é administrada pela vice Nadegi (DC), tendo em vista o afastamento do prefeito Meira (PTB), suspeito de fraudes de licitações.

Bom Jardim – Ontem, durante entrevista concedida ao comunicador Jota Santos pelo Facebook, o ex-prefeito Miguel Barbosa (PP) quebrou o silencio e falou sobre a gestão do prefeito João Lira (PSD), para quem perdeu a eleição em 2016. Miguel disse que o gestor municipal ainda não cumpriu o que prometeu em campanha e deu nota zero ao governo. Barbosa criticou a situação das estradas e disse que muitos contratados pela gestão são perseguidos. Os dois foram aliados políticos e romperam poucos meses depois que Miguel assumiu o comando da prefeitura, em 2013.  

Carpina – A aparição lado a lado do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) com o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), ontem, durante o desfile de Emancipação Política, esquentou os bastidores políticos da Cidade Planalto. Lapa é mais uma vez pré-candidato a prefeito e Gouveia não esconde de ninguém que vai entrar de cabeça na campanha do próximo ano para reforçar sua base eleitoral na cidade. Há quem arrisque os primeiros passos juntos indica um possível apoio político em 2020. Tanto Gouveia como Lapa são ligados ao deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), que alinha ainda mais uma possível parceria.

Rapidinhas

Integração - Hoje, às 9h, a Alepe recebe, por indicação da deputada Gleide Ângelo, (PSB), o grupo formado por 40 mulheres de Tejucupapo, comunidade situada em Goiana, RMR. A finalidade é que o grupo possa participar da ação formativa Mulheres na Tribuna e assim conhecer o funcionamento do Legislativo Estadual.

Machados – O diretório do PT e a comissão provisória do PSB em Machados realizam no próximo domingo, a partir das 13h, filiações partidárias em um galpão que pertence ao prefeito Argemiro Pimentel (PSB), no Bairro Machadinho. As siglas vão marchar juntas nas eleições municipais de 2020.

O povo quer saber – Quantos vereadores permanecem na situação em Limoeiro depois de maio de 2020?