quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Coluna da Quarta | Quem assumirá a liderança da oposição?


Com a segunda derrota consecutiva para o governo do Estado, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) perdeu representatividade e aliados. O petebista segue mantendo contatos e participando de encontros políticos, mas sem cargo eletivo acaba perdendo força nas bases e, consequentemente, fica mais distante dos holofotes. É a regra da roda gigante denominada política partidária.

Diante deste cenário, o campo das oposições naturalmente pede uma nova liderança em Pernambuco. E quem reuniria perfil para tal? De imediato, o nome do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) é lembrado. Atualmente, o pernambucano é líder do governo Bolsonaro, tem um filho deputado federal (Fernando Filho), um deputado estadual (Antônio Coelho) e um prefeito de Petrolina (Miguel Coelho). Em todas as esferas tem DNA dos Bezerra. Sai na frente pelo peso das canetas.

A deputada federal Marília Arraes (PT) poderia ressurgir como principal nome do campo oposicionista, mas a subserviência do partido ao PSB engessa a petista. Com os novos presidentes dos diretórios municipais pode sonhar um pouco mais alto. Os ex-deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) amargam o fator “sem mandato” e sentem na pele o dito popular: “Cada um só vale o que tem”. Para os dois a liderança ficou mais difícil.

Correndo por fora e com mais liberdade tem a família Ferreira. O deputado federal André (PSC), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson (PL), e o deputado estadual Manoel (PSC) estão empenhados em vários municípios pernambucanos, inclusive, com pré-candidaturas consolidadas, dando clara demonstração de que o “Projeto Ferreira” visa sair da Região Metropolitana para ganhar outras regiões. Vamos esperar!   

Caruaru – O encontro entre o governador Paulo Câmara (PSB) e a prefeita Raquel Lyra (PSDB) ficará apenas no bom convívio administrativo. Politicamente, os socialistas mergulharam nas articulações para tentar derrubar a tucana e ocupar o executivo municipal. O ex-juiz eleitoral Brasílio Guerra foi convidado pelo PSB a se filiar e passou a integrar a lista dos possíveis candidatos em 2020. O magistrado atuou como juiz da propaganda eleitoral de Caruaru e mantém trânsito livre com todas as siglas. Há quem afirme que chegou à hora de um nome neutro e leve.

Vertente do Lério – O ex-prefeito Daniel Almeida (PT) não tem descansado quando o assunto é 2020. A vontade de voltar a governar a cidade tem vencido os obstáculos. Sem alarde, Daniel tem batido a porta de muitos moradores, lideranças e correligionários. Mas o fato novo na política local é Cibelle Barbosa. Nos bastidores, o nome dela é tido como quase certo para encabeçar a chapa da oposição como futura candidata a vice. A jovem seria uma aposta do prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), que já prepara terreno para uma disputa de estadual em 2022.

Passira – A futura disputa para prefeito tem sido o prato de muitos passirenses. É só pisar na cidade e ser alimentado de notícias políticas. Momentaneamente, a pré-disputa polariza entre a prefeita Renya (PP) e o ex-prefeito Silvestre (PSD). Mas outros nomes já conhecidos estariam nos bastidores. O vereador Ernandinho (PTB) e o ex-vice-prefeito Edelsinho (PSB) podem aparecer numa futura parceria. Há quem arrisque também numa dobradinha entre o ex-prefeito Miguel (PP) e o empresário Zé Ramos (PRB). É aguardar, pois tem muito tecido pra bordar.

Rapidinhas

Abandono – Caso João Campos (PSB) assuma cargo de secretário no Estado, Limoeiro perderá representatividade na Câmara dos Deputados. O estadual Aluísio Lessa (PSB) optou pelo caminho do secretariado e deixou a cidade órfã na ALEPE. Eles foram os mais votados em Limoeiro.

Gravatá – O prefeito Joaquim Neto (PSDB) lançou recentemente um programa de asfaltamento orçado em R$ 8 milhões, através de financiamento da Caixa Econômica Federal. O prefeito fez questão de sublinhar a falta de investimentos por parte do governo estadual na cidade.

O povo quer saber – O "caminhão" será levado para o palanque de 2020 em Limoeiro?