sábado, 24 de agosto de 2019

Feira de Artesanato de Orobó fortalece economia no interior pernambucano

Foto | Edinho Soares
No período de 05 a 08 de setembro, a prefeitura de Orobó, no Agreste do Estado, distante 118 km da capital pernambucana, realizará a sétima edição da Feira de Artesanato. Com o tema: “Ser artesão é ter orgulho de sua arte”, o evento conta com 83 estandes na praça de eventos da cidade, sendo 56 de artesanato e 27 de gastronomia. A feira foi idealizada em 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Cléber Chaparral, e a cada nova edição tem aumentado o número de participantes.

Durante os quatro dias de feira são aguardados mais de 30 mil visitantes, gerando expectativa de aproximadamente R$ 300 mil em negócios realizados. Além deste valor, a gestão municipal acredita que mais de R$ 200 mil devem ser movimentados no comércio local com hospedagem, restaurantes, transporte alternativo, roupas e calçados, salões de beleza, entre outras atividades. 

Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os participantes contam, gratuitamente, com cursos, palestras, oficinas e capacitações na área do empreendedorismo. O evento também recebe o apoio da Diretoria de Cultura e Esportes, do Centro de Artesanato e da Associação das Artesãs de Orobó. 

De acordo com a secretaria de Assistência Social de Orobó, pasta que coordena a ação, estão confirmados artesãos de 15 municípios pernambucanos e 1 paraibano: Orobó, Bom Jardim, João Alfredo, Carpina, Feira Nova, Machados, Salgadinho, Surubim, Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão de Guararapes, Olinda, Recife e Natuba (PB).

A abertura oficial está programada para o dia 5, às 18h, seguida de apresentações culturais com Grupo Ambar, Projeto Stelar, desfile de moda e Trio Brilho Nordestino. No dia 6, a partir das 9h, se apresentam Genésio do Acordeon e Raimundo Sanfoneiro. A partir das 18h estão confirmados o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (flauta, violão, coral e terceira idade), Ballet Pequenos Brilhantes e Samuel Lima. Já no dia 7 tem Alexandre Lima, às 20h, e encerrando a programação cultural, no dia 8, tem show infantil, a partir das 14h, e cantadores de viola, às 18h.

Os visitantes encontrarão diversas opções de artesanato, desde o frivolité (arte oroboense de maior destaque), passando por peças de crochê, barro, bordado, madeira, pedra, tecido, PVC, palha da banana, borracha e seda. Na Feira de Artesanato de Orobó também estão confirmados produtos de materiais recicláveis, plantas, livros, bijuterias, tapetes, sandálias decoradas, bonecas de pano, telas decorativas, entre outros. 

Sabor – Na praça de alimentação um prato da famosa culinária nordestina promete deixar os visitantes com água na boca: escondidinho de macaxeira (creme de macaxeira com charque). Circulando pela praça ainda tem doces, tortas, salgados, sorvetes, caldinhos, tapiocas, trufas, churrasco, crepe e outras massas. Durante todo o evento, bares e restaurantes da cidade também estarão de portas abertas como outras opções.