sábado, 31 de agosto de 2019

Coluna Política | Suspensão "inflama" relacionamento entre Carreras e PSB


A suspensão dada pelo PSB ao deputado federal Felipe Carreras "inflamou" ainda mais o relacionamento entre parlamentar e sigla, principalmente com o diretório estadual. Carreras votou favorável ao projeto da Reforma da Previdência, contrariando a posição do partido. Resultado: Felipe ficará suspenso por 12 meses de cargos e funções no PSB e na Câmara dos Deputados. A mesma decisão foi aplicada a mais oito deputados socialistas. Átila Lira do PSB/PI amargou a notícia da expulsão do partido.

Nos bastidores da política pernambucana, a notícia tem sido interpretada como a gota d’água para que Felipe Carreras mude de partido e anuncie sua pré-candidatura a prefeito do Recife. Em outros momentos, o deputado já teria tomado decisões que não agradaram ao ninho socialista pernambucano, como por exemplo, participação em um café da manhã com o presidente Bolsonaro (PSL), em maio deste ano, quando colegas da bancada nordestina não foram.

E diante deste cenário, a reação popular tem sido muito forte em cima do PSB. Nas redes sociais, muitos internautas perguntam pela democracia. Outros questionam se o deputado não tem o direito de escolher como votar. Vale lembrar que o partido fez acordos com o PT, que acabaram “rifando” a candidatura de Marília Arraes (PT) ao governo do Estado em 2018, indo de encontro a uma grande manifestação popular. Aí eu pergunto? Cadê a democracia tão falada?

Paudalho – O prefeito Marcelo Gouveia (PSD) disse que tem entre 70% e 80% de aprovação, atribuindo ao modelo de gestão técnico que adotou. Indagado se a população acostumada com o assistencialismo tem entendido o estilo, ele respondeu que foi eleito com 19 mil votos, enquanto o irmão, Gustavo, dois anos depois obteve 17 mil para deputado estadual. “É a melhor resposta”, afirmou.

Orobó – Vereador de primeiro mandato, o advogado Thomás Brito (PSD) tem declarado fidelidade ao grupo do prefeito Chaparral (PSD). Nos discursos, o político sempre ressalta a gestão do colega de partido. Perguntado se estaria “garimpando” uma pré-candidatura a prefeito, ele respondeu que pensa em cumprir o mandato, mas deixou no ar: “Estou à disposição do grupo”.

Lançamento – Na próxima segunda-feira, o governador Paulo Câmara (PSB) realiza o lançamento do doutorado profissional em Saúde Pública. Pioneiro no país, o programa contará com o montante de R$ 400 mil oriundos do Estado. São 10 vagas exclusivas para profissionais da rede estadual. O socialista ainda segue para inaugurar a Casa dos Conselhos, espaço que reunirá oito conselhos de Assistência Social e um colegiado.

Rapidinhas

Reapareceu – Longe dos holofotes, o ex-prefeito de Limoeiro, Luís Heráclio, tem sido presença constante nos eventos da prefeitura. Recentemente, ele declarou apoio político ao prefeito João Luís (PSB). Há quem arrisque citá-lo como possível vice.

Em família – O prefeito Nino de Nazaré da Mata nomeou o vereador Edelson para secretário de Esportes, com isso, Tarcísio Rodrigues (filho do gestor) assumiu a vaga. Todos são do PSDB e estão sendo bombardeados na cidade.

O povo quer saber? Quando a delegada Patrícia Domingos vai declarar pré-candidatura a prefeita do Recife?