domingo, 25 de agosto de 2019

Coluna Política | Clima de campanha toma bastidores municipais


Quando perguntados sobre as eleições municipais de 2020, muitos políticos respondem que: “Só vamos falar sobre o assunto no próximo ano”. Assim ocorre na teoria, pois na prática é bem diferente. Os acordos, as alianças, as promessas e as ofertas de cargos estão sobre as mesas de negociações desde sempre. Com a aproximação do ano eleitoral, a movimentação aquece.

Neste tabuleiro quem tem domínio de partido joga com mais poder de barganha. Eis a justificativa para tantas comissões provisórias, quando o ideal seriam diretórios. Em muitos casos, e em 2016 tivemos exemplos claros em Limoeiro, a canetada vem de cima, sem chance de reação para quem está no comando da esfera municipal. Simplesmente, é calar e aceitar.

E já que falamos de partidos, tem muitos políticos de mandato aguardando o período permitido pela Justiça Eleitoral para mudar de sigla, ou seja, estão esperando a famosa “janela”. Se apertar o passo e abandonar o barco onde se elegeu fica sem o cargo por infidelidade partidária. Isso também mostra que muitos não estão no partido por ideologia, mas sim por comodismo e abrigo político.

Movimentação – Servidor público e empresário do segmento funerário, Gleibson Amorim (DEM) reuniu amigos para alinhar a pré-candidatura dele a prefeito de Lagoa do Carro. Em conversa com o colunista, “Gleibinho”, como é conhecido, disse que aparece como a verdadeira renovação, mas ao tempo foi democrático ao garantir que uma futura candidatura dependerá da decisão desta nova via que se forma na Terra do Tapete.  

Bastidores – A matéria sobre a pré-candidatura do diácono Jailton Santana (PSC) a vereador de Limoeiro repercutiu nos bastidores da política local. Muitos evangélicos foram às redes sociais declarar pré-apoio, outros já confirmaram voto com mais de um ano de antecedência, mas também apareceu internauta dizendo que não o conhece. O diácono afirmou que já tem o aval de muitos pastores e líderes evangélicos.

Casinhas – O nome de Juliana de Chaparral (Patriotas) corre solto nas esquinas do município. Muitos já aguardam a mudança de domicílio eleitoral. Ela foi candidata a deputada estadual em 2018, sendo a segunda mais votada em Casinhas. O marido dela, Chaparral (PSD), prefeito de Orobó, não confirma se será lá, mas não esconde que a esposa será candidata a prefeita em 2020.

Rapidinhas

Visita – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) visitará Limoeiro no dia primeiro de setembro. Ele vai buscar fortalecer a pré-candidatura a prefeito de Zé Nilton (PP).

Sem descanso – A vice-prefeita de Cumaru, Nadjane Peixoto, tem circulado pelos 4 cantos do município como pré-candidata a prefeita e não perde tempo no mano a mano com o povão.

Fogo e fumaça – Limoeiro terá quantos candidatos a prefeito nas eleições de 2020?