segunda-feira, 22 de julho de 2019

Ruy Wanderley celebra 90 anos com legado mantido pelas novas gerações


O ex-vereador Ruy Wanderley do Rego celebrou 90 anos de vida no último dia 9 de julho. Apesar de ter nascido em Carpina, na Mata Norte, ele fez história política e agroindustrial no município de Limoeiro. Filho de José Barbosa do Rego e Emereciana Wanderley do Rego, “Seu Ruy” constituiu família e negócios que passam por gerações.

Ao longo da trajetória de vida, Wanderley relembra de fatos marcantes, entre eles, o cargo de vereador que conquistou em 1962, obtendo 642 votos e sendo o mais votado naquela eleição. Já no segmento empresarial, ele destaca a atividade de beneficiamento do algodão que desenvolveu ao lado do pai. No campo social, marca da família, a mãe teve forte atuação nas ações do saudoso padre Luís Checchin, apoiando o Centro de Formação de Menores, hoje, Instituto Padre Luís Cecchin.

Palanque - Na atuação política, Ruy foi vereador por um mandato: 1963 a 1969. A grande votação que obteve – o credenciou a ser convidado para compor como vice, em 1968, a chapa do candidato majoritário Arthur Correia de Oliveira, pleito que contou com o apoio do Coronel Francisco Heráclio do Rego (Chico Heráclio). Mas o sucesso da eleição como vereador não se repetiu como candidato a vice-prefeito. Arthur Correia seria vitorioso na eleição seguinte, realizada em 1972.

Desde então, Ruy se afastou da política partidária, mas não do povo, sempre com ações sociais. Católico praticante e atuante no social, ele teve nove filhos. O empresário sempre se orgulha dos muitos empregos gerados na algodoeira e nas terras da família, onde contribuiu para o fortalecimento da agricultura familiar do município, chegando a ceder áreas para as famílias colocarem seus roçados e produzirem.

Nova Geração – Administrando o que o pai conquistou ao longo da vida, o filho Ivan Ruy também pensa em seguir os caminhos que o genitor percorreu. Desde o campo religioso, passando pelo social e chegando ao político. Pré-candidato a vereador em Limoeiro, Ivan não esconde o desejo de ocupar uma das 15 cadeiras legislativas da Casa Professor Agripino de Almeida. Fora da política, o jovem mantém o hábito de colaborar com o dia a dia das necessidades de Limoeiro. Ainda sem partido definido, ele sempre diz que no momento certo decidirá a sigla e o grupo político que escolhera para 2020.



Fotos: Arquivo da Família