sábado, 1 de junho de 2019

Chaparral e Fernando Filho reafirmam parceria durante inauguração de posto de saúde


O prefeito do município de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), inaugurou, na tarde dessa sexta (31), o Posto de Saúde da Comunidade de Pirauá. O posto é uma extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Umburetama. De acordo com o gestor municipal, o crescimento populacional do sítio motivou o investimento na reforma e ampliação do prédio, além da compra da mobília e dos novos equipamentos, a exemplo do gabinete odontológico. "Tudo dentro do posto é novo. Entregamos um prédio a altura dessa gente, como eles merecem", declarou Chaparral.

O deputado federal Fernando Filho (DEM) participou da inauguração e afirmou que manterá a parceria com Chaparral. Responsável pela indicação de várias emendas parlamentares, o democrata adiantou que está em busca de outros recursos. “Conseguimos os recursos e estamos lutando por mais. Nos próximos dias virão mais recursos para a saúde e para a construção de mais duas quadras poliesportivas, sem contar outras que já garantimos e que estão em andamento”, afirmou Fernando Filho.

Segundo o coordenador da Atenção Básica, Izaldo Andrade, garantiu que, mesmo sendo um posto, o atendimento da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) está garantido. Aproximadamente, 200 famílias, o que totaliza mais de 1500 pessoas, serão na nova estrutura. “O atendimento é de segunda a sexta, pois o cronograma vai permitir que cada dia da semana tenha um profissional de nível superior técnico, atendendo à população.  

Medicamentos – O coordenador revelou que a prefeitura garantiu uma compra ampliada de medicamentos no início deste ano e o município não enfrenta dificuldade da falta – no tocante a farmácia básica. “Todos os medicamentos básicos estão disponíveis nos PSFs. A parte de medicação controlada fica concentrada na secretaria de Saúde”, pontuou Andrade. (Foto | Edinho Soares)