quarta-feira, 10 de abril de 2019

MPPE recomenda realização de concurso público para Guarda Municipal de Aliança


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Aliança, na Mata Norte, Xisto Freitas, promover uma série de adequações na Guarda Municipal (GM) a fim de alinhar o funcionamento ao que estabelece o estatuto geral das guardas municipais: Lei Federal 13.022/2014. A promotoria de justiça de Aliança identificou, por meio de inquérito civil, que a GM funciona sem uma legislação específica e seu efetivo é composto por guardas contratados, que não foram submetidos a concurso público.

Por esse motivo, o MPPE recomendou elaborar e encaminhar à Câmara de Vereadores, em até 90 dias, Projeto de Lei (PL) regulamentando o plano de cargos, carreiras e vencimentos da GM de aliança. Ao mesmo tempo, o município deve rescindir os contratos de trabalho temporário das pessoas que exercem funções de guarda municipal, inspetores e agentes de trânsito sem terem sido aprovados em concurso público. 

Da mesma forma, os ocupantes de cargos comissionados na GM que não tenham vínculo efetivo com a administração municipal devem ser exonerados, uma vez que não há previsão legal para ocuparem tais cargos. O MPPE recomendou ainda que o poder público não faça novas contratações temporárias para o quadro de guardas. No prazo máximo de 90 dias, o prefeito deverá apresentar um cronograma para a realização de concurso público para a GM, suprindo as vagas abertas com a rescisão dos contratos temporários. 

Uma vez concluído o estudo, o município deve realizar concurso no prazo de 120 dias. Por fim, o promotor recomendou ao presidente da Câmara de Aliança priorizar a tramitação do PL de estruturação da GM, dando prioridade à matéria por ser de grande interesse público. Xisto Freitas tem um prazo de dez dias para informar ao ministério público se acata ou não as medidas recomendadas. (Com informações do MPPE)