quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Turma do FOM-FOM realiza ações educativas no trânsito de João Alfredo


De olho no trânsito seguro, o município de João Alfredo receberá nesta quinta-feira (8) a turma do FOM-FOM e agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN). A partir das 9h, os personagens estarão nas ruas e avenidas da cidade, realizando um trabalho de educação no trânsito. Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres serão orientados sobre as boas práticas no trânsito. Esse trabalho visa diminuir a quantidade de acidentes que acontecem nas cidades. 

Lembrando que não deve dirigir usando celular, usar o cinto de segurança também no banco de traz e evitar a mistura de álcool e direção. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Alfredo e o Detran. As escolas de todas as redes de ensino em João Alfredo também participam das atividades. Na campanha Maio Amarelo, a cidade sempre se destaca pela quantidade de ações e número de estudantes participantes da programação. Inclusive, no município, foi criado a turma do FOM-FOM mirim, que ganhou destaque no DETRAN.

Turma – A Educação para o Trânsito é hoje uma das principais metas de cidadania buscadas por órgãos e empresas voltados para a administração pública em qualquer dos seus níveis: municipal, estadual ou federal. A substituição do Agente Repressor pelo Agente Educador nas grandes e pequenas cidades provocou uma alteração de paradigmas que permite formar, hoje, o cidadão capaz de compreender as razões e motivos que estabelecem o comportamento adequado nas relações urbanas. 

Criados por Lailson em 2003 para o Programa de Educação no Trânsito do DETRAN-PE, os personagens da Turma do Fom-Fom (Palhaço Fom-Fom, Boneca Bibite, Tio Buzina e Bruxo Barruada) tornaram-se um sucesso imediato. Em 2008 eles foram reformulados, com a turma ganhando mais dois membros: o casal Mão Dupla e Sirena, voltados para ações educativas sobre bebida e direção. (Imagem | Divulgação)