terça-feira, 23 de outubro de 2018

Justiça Eleitoral elabora TAC para manter a ordem na eleição em Chã de Alegria


Para evitar que os imprevistos e tumultos registrados no primeiro turno se repitam no município de Chã de Alegria, o juiz eleitoral Lauro Pedro e o promotor Francisco de Assis reuniram na manhã desta terça (16), grupos e lideranças políticas do município. Prefeito e vereadores também participaram do encontro. As demandas eleitorais do município são de responsabilidade do Cartório Eleitoral de Glória do Goitá. O histórico do último dia 7 de outubro traz registros de baderna, detenções e falta de respeito com representantes da Justiça Eleitoral e da Polícia Militar (PM).

De acordo com o juiz, houve uma tentativa de invasão a um colégio eleitoral por parte de um determinado grupo político. Na ocasião, o próprio magistrado precisou integrar a corrente humana formada pelos policiais para evitar a invasão e um possível confronto entre militantes. Nas ruas, as cores dos partidos políticos predominaram, gerando um clima ainda mais tenso entre os militantes. Durante a votação, o juiz solicitou, por duas vezes, reforço policial para conter os ânimos dos partidários.

Diante do cenário, o representante da Justiça Eleitoral ladeado pelo do Ministério Público Eleitoral elaboraram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Os representantes dos partidos assinaram e se comprometeram a manter o equilíbrio emocional, o bom comportamento e o respeito entre todas as partes envolvidas no pleito. Uma nota oficial irá circular na cidade com detalhes sobre o Termo. (Imagem | Gilmar Santos - Cortesia)