domingo, 14 de outubro de 2018

Coluna Política | Governador tem compromisso redobrado com o Agreste

Imagem | Divulgação
Reeleito no primeiro turno, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), terá, a partir de janeiro de 2019, um compromisso ainda maior com o Agreste Setentrional. Majoritário em quase todos os municípios, o gestor estadual recebeu mais um voto de confiança dos eleitores. E que voto! Nas ruas, a insatisfação com a segurança pública ainda é muito grande. Os arrombamentos à bancos continuam sendo o calo de Câmara. No setor da saúde, os hospitais regionais, a exemplo de Limoeiro e Caruaru, estão longe do ideal. Falando das estradas, muitas promessas e poucas ações, sem falar nas recuperações de PEs paradas há anos, como é o caso da PE 88 e PE 86. Na Educação, o governador aparece melhor na foto, com o sucesso das escolas técnicas e o Programa Ganhe o Mundo (PGM). 

Na formação do secretariado novidades devem aparecer, mas fontes palacianas garantem que grande parte do time deve ser mantida. Paulo terá mais 4 anos para mostrar que valeu a pena o pernambucano o reeleger. Terá mais um mandato para cumprir promessas do primeiro e fazer acontecer o que disse na campanha para o segundo, entre elas, dobrar o salário dos professores, construir mais hospitais, gerar novos postos de trabalhos com a atração de indústrias e garantir o décimo terceiro de quem recebe o Bolsa Família. Com a maioria na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o socialista não terá tanta dificuldade para emplacar projetos de autoria do Executivo, mantendo, claro, o bom relacionamento com todos, característica pessoal dele como pessoa física. Bom, agora é aguardar os frutos da expressiva votação.

Expressão - Mesmo com 31.999 votos, a candidata a deputada estadual Juliana Chaparral (Patriotas) não conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A primeira dama do município de Orobó ficou à frente de vários eleitos, mas o partido dela não alcançou o quociente eleitoral. A professora saiu fortalecida do pleito e desponta como liderança no Agreste Setentrional. São fortes os rumores de que ela pode disputar o cargo de prefeita em Bom Jardim, Casinhas ou Machados, onde foi bem votada.

No pique - Depois de conseguir mais de 3 mil votos para deputado estadual e o segundo lugar em Limoeiro, o ex-vereador Zé Nilton (Avante) ganhou fôlego. Diante das condições que teve na campanha, saiu como o maior vitorioso. O resultado consolida Zé como o principal nome da oposição. Para 2020, o deputado Ricardo Teobaldo (Podemos), líder de uma fatia da oposição, deverá ter a humildade de declarar apoio ao projeto de Zé Nilton. O ex-vereador segue prestando serviço e ganhando a simpatia do povão.

Saiu por cima - A vice-prefeita de Cumaru, Nadjane Peixoto (PCdoB), foi majoritária na disputa para deputada estadual no município dela. Desbancou até o presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros (PP), que é marido da prefeita Mariana Medeiros (PP), e teve a força da máquina a seu favor. Por uma boca só nas esquinas da cidade, ela já é pré-candidata a prefeita em 2020. Perguntada sobre isso no Quadro Político da Rádio Jornal Limoeiro, Nadjane disse que está à disposição.

Rapidinhas 

Rumores - Um bate papo informal na Praça da Bandeira entre empresários de Limoeiro, com a presença deste blogueiro, mais uma vez foi ventilada a possibilidade de o comércio apresentar nome para disputa de prefeito. Neto Nicolau e Wellington Vasconcelos foram os citados.

De novo - Pelo resultado das urnas no município de Passira, o embate para 2020 deverá ser entre Renya Carla (PP) e Severino Silvestre (PSD), atual e ex, respectivamente, repetindo 2016. Este ano, cada um emplacou um majoritário.  

Onde há fumaça, há fogo - Nos cortes de contratados programados pela prefeitura de Limoeiro, qual vereador da base perderá mais espaço na gestão?