sexta-feira, 25 de maio de 2018

Direção do Regional lamenta retirada das ASB e aguarda diálogo com a PML


A direção do Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), no município de Limoeiro, emitiu uma nota na manhã desta sexta-feira (25) sobre a saída das assistentes de saúde bucal (ASB) do plantão odontológico da unidade, o que culminou na suspensão do atendimento. As profissionais foram retiradas na última quarta-feira (23), através de decisão da Secretaria de Saúde de Limoeiro. Em nota expedida nesta quinta-feira (24), a secretaria alegou que as assistentes foram relocadas para atender as necessidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). 

Desde fevereiro de 2012, os postos eram ocupados por assistentes cedidas pela Prefeitura de Limoeiro, através de convênio de pactuação. Na nota, o HRJFS lamentou o ocorrido e reafirmou que não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre a suspensão da parceria. A nota diz ainda que o plantão está funcionando com a ajuda da equipe multifuncional da própria unidade e que a direção do hospital está disponível para dialogar com a gestão municipal para encontrar uma solução que não prejudique os atendimentos odontológicos. Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA / Atendimentos odontológicos no Fernandes Salsa

"A direção do Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro, lamenta a saída das três assistentes de saúde bucal (ASB) que atuavam na emergência odontológica da unidade. As profissionais eram cedidas ao hospital por meio de um convênio com a Prefeitura de Limoeiro, que não fez nenhuma comunicação oficial ao hospital sobre a suspensão da parceria. Para não deixar os usuários do SUS desassistidos, os odontólogos do Hospital José Fernandes Salsa, que também fica responsável por todos os insumos do setor, continuam atendendo com apoio da equipe multiprofissional da unidade. A direção ainda informa que, apesar de atender 20 municípios da região, cerca de 90% dos atendimentos odontológicos do hospital são de pacientes residentes do município de Limoeiro. Por fim, a direção coloca-se à disposição da Prefeitura de Limoeiro para dialogar sobre o assunto e encontrar uma solução que não prejudique os atendimentos odontológicos".

Resposta - Com relação a nota, "a Prefeitura Municipal de Limoeiro informa que também está no aguardo do diálogo com a direção do Hospital: 'não fomos procurados ainda'. A secretária de Saúde, Karla Torres, já entrou em contato com a direção do Hospital durante esta semana e o município disponibilizou uma Assistente de Saúde Bucal (ABS) que se encontra sob aviso em caso de urgência ou demandas até o plantão desta segunda-feira (28). Até o momento, o profissional não foi acionado para nenhum atendimento. Este procedimento será mantido até a situação estar resolvida com a Gerência Regional. A Secretaria de Saúde encontra-se aberta a qualquer diálogo".