quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Zé Nilton cobra providências para moradores “madrugando” em PSF

Imagem | Reprodução Vídeo
Ex-vereador por Limoeiro, Zé Nilton (PR) utilizou sua página no Facebook para mostrar a situação vivida por alguns moradores do Loteamento Santana, no município de Limoeiro, que precisam de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS). Em um vídeo gravado por volta das 2h30, o republicano mostra várias pessoas sentadas na porta da unidade de saúde aguardando o início do atendimento para garantir uma ficha. Na filmagem, também enviada a nossa reportagem, Zé Nilton sugere que seja formada mais uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) ou aberto uma nova UBS. Para o ex-parlamentar, a estrutura da UBS Santana não atende a demanda dos bairros atualmente cobertos pela unidade.

“Estivemos na sexta-feira (17) no Posto de Saúde no Loteamento Santana. Desde 1 da manhã, algumas pessoas aguardavam na fila para serem atendidos. Alertamos sobre isso para que possa haver providências, como mais uma equipe do PSF, como a construção de outro PSF naquele mesmo setor, pois pessoas que adoecem merecem ser bem atendidas. Não é crítica contra a gestão, nem muito menos contra os profissionais (que por sinal, são ótimos), mas é apenas uma cobrança do cidadão Zé Nilton para que essa situação seja resolvida”, escreveu o ex-vereador juntamente com a postagem do vídeo.

Resposta – Através de nota, a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Limoeiro, Edna Loiola, explicou como os pacientes devem proceder para garantir a ficha de atendimento. A enfermeira ressaltou o crescimento populacional da área e disse que o gestor municipal já autorizou o processo de implantação de uma nova unidade. Confira abaixo a nota na íntegra:

“O crescimento populacional da área de abrangência da Unidade do Santana já foi analisado pela gestão municipal e será necessária a implantação de uma Nova Unidade de Saúde, a qual irá atender de forma q contemple todos os usuários daquela localidade. O prefeito Joãozinho autorizou o processo de implantação do referido serviço. As marcações para os atendimentos são realizados da seguinte forma: Médico/Enfermeiro – Diariamente, a partir das 07h30. Odontólogo - Toda sexta-feira a partir das 07h30, para a semana posterior. A secretaria de Saúde e a Atenção Básica estão a disposição da comunidade para possíveis esclarecimentos”.