sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Secretaria Estadual de Agricultura contempla produtores rurais de Passira

Imagem | Oberdan Gabriel
Durante visita ao Agreste Setentrional, o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, cumpriu na tarde dessa sexta-feira (20) uma agenda administrativa no município de Passira. Nomeado recentemente, ele disse que a visita ao interior visa aproximar os municípios do governo, possibilitando um conhecimento melhor da realidade de cada local. Na Terra do Bordado Manual, o secretário garantiu o atendimento de algumas demandas apresentadas pela prefeita Renya Carla (PP) na semana anterior. Através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ele fez a entrega simbólica das 3 toneladas de milho e 120 quilos de sorgo, que serão destinados aos agricultores passirenses. 

Diante da crise hídrica, provocada pelo longo período de estiagem, Batista também garantiu a aquisição de motores para o início da instalação nos poços artesianos e, com isso, possibilitar a implantação dos sistemas de abastecimento das casas. Recentemente, ainda na gestão do então secretário Nilton Mota, foram perfurados 10 poços em várias comunidades rurais de Passira: 9 deram vazão. O chefe da pasta da Agricultura também assegurou a liberação de um caminhão pipa, que irá intensificar o abastecimento na área urbana. No final da tarde, Wellington conheceu alguns assentamentos e a forte produção de milho. 

Durante entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro, o secretário disse que ainda existem demandas de Passira que serão atendidas futuramente. Com a lista de pedidos em mãos, a gestora municipal ressaltou a necessidade de ações voltadas ao abastecimento das áreas urbanas e rurais. Renya disse acreditar numa parceria diferenciada, inclusive, visando colocar Passira como o maior produtor de milho do Estado. Acompanhando a visita, o deputado estadual Henrique Queiroz (PR) disse que o modelo adotado pelo secretário de Agricultura de visitar os municípios com a equipe completa deve ser seguido. Queiroz citou que ele instalou a secretaria em Passira, e isso facilitará o andamento dos trabalhos.