quarta-feira, 19 de julho de 2017

Academia da Saúde de João Alfredo ganha destaque na região


As atividades desenvolvidas através do Programa Academia da Saúde (PAS) no município de João Alfredo vêm ganhando destaque na área da II Gerência Regional de Saúde (GERES). O último monitoramento trimestral mostrou que mais uma vez a Secretaria de Saúde de João Alfredo manteve em dia a atualização dos relatórios – conforme recomendação do Ministério da Saúde. “Todo mês temos que alimentar um sistema que vai para a Secretaria Estadual das Cidades, onde consta que estamos em funcionamento e quais as atividades são desenvolvidas no polo de cada município”, explicou a secretária da pasta, Márcia Almeida.

A cada três meses, os representantes das gerências regionais se reúnem para uma avaliação. Nesse encontro são revelados os municípios que estão alimentando o sistema devidamente. “Mais uma vez conseguimos o selo verde, ou seja, estamos cumprindo corretamente o que pede o programa”, comemorou a secretária. Atualmente, o PAS vem mantendo uma série de ações no município, tanto no Ginásio Poliesportivo Djair Santos, como na Academia da Cidade. “Mantemos as aulas normais, além de dança, treinamento funcional, reuniões em grupo e o Projeto Pratique Saúde”, ressaltou Márcia.

As atividades extras desenvolvidas naquele mês de referência também são relatadas. “No mês de junho coloquei a Corrida dos Namorados e a festa junina. Em maio coloquei o Dia das mães. Aí aparece lá o quadro com o nome dos municípios e quais meses os profissionais alimentaram o sistema”, revelou a secretária de Saúde. “E como sempre o nosso está verde, ou seja, todos os meses alimentados e enviados as fotos comprovando que realmente está em funcionamento”, completou.


Importante – De acordo com a coordenação do Ministério da Saúde, a alimentação do sistema é de fundamental importância. O município que não informar ao ministério fica como não funcionando e, com isso, após um tempo pode ser cortado a verba. Se não funciona, o ministério entende que não tem profissionais e que não necessita enviar recursos. “Em março fomos parabenizados por ter sido o único município da II GERES que havia respondido 2016 e 2017 em dia”, pontou Almeida.