sexta-feira, 14 de abril de 2017

Oposição exige resposta dos socialistas pernambucanos citados na Lava Jato


Em decorrência das recentes revelações de executivos da Construtora Odebrecht na Operação Laja Jato, inclusive, com citações de políticos pernambucanos, a bancada de oposição ao Governo do Estado emitiu uma nota cobrando um posicionamento. O documento pede, principalmente, uma resposta dos líderes do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Segundo vídeo da delação divulgado à imprensa, o partido negociava esquema de propina diretamente com a empresa. Confira abaixo a nota da bancada de oposição divulgada na noite desta quinta-feira (13):

“O Brasil assiste perplexo as revelações das delações de executivos da Odebrecht. O povo Brasileiro exige que os culpados sejam punidos e que deste episódio nasça um País mais justo, mais digno e sobretudo uma nova forma de fazer política, com responsabilidade e respeito às pessoas. Aqui em Pernambuco, a população acompanha estarrecida a revelação de que a construtora Odebrecht e o PSB, que está à frente do governo do Estado desde 2007, formalizaram um esquema de propina em que 3% de todas as principais obras realizadas eram destinadas ao partido para financiar campanhas eleitorais, como as de 2010, 2012 e 2014. Estão na lista de irregularidades obras como a Arena Pernambuco, o Complexo Prisional de Itaquitinga, a adutora de Pirapama, a Refinaria Abreu e Lima e o polo petroquímico de Suape.

São citados nomes importantes que ocuparam cargos estratégicos nos governos do PSB. Além disso, duas das obras, a Arena e Itaquitinga, foram contratadas no modelo de PPPs quando o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e o governador Paulo Câmara eram presidente e vice do comitê gestor da PPPs, responsáveis, portanto, pela definição da viabilidade e lançamento das licitações. Apesar de tudo, no entanto, o PSB local, tem adotado a tática do silêncio. Não queremos fazer pré-julgamentos nem tampouco juízo de valor, mas entendemos como graves as revelações das delações em relação ao Estado. A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco reconhece o direito constitucional da presunção de inocência, contudo entende como um profundo desrespeito aos pernambucanos o silêncio eloquente do PSB. Pernambuco exige uma resposta”. (Imagem | Divulgação)