terça-feira, 7 de março de 2017

Ausência dos gestores da GERES e do Hospital de Limoeiro cancela audiência pública


A audiência pública solicitada pela Câmara Municipal de Limoeiro para debater sobre a saúde nos órgãos estaduais não foi realizada. O encontro estava marcado para a tarde dessa terça-feira (7), no plenário da Casa Professor Agripino de Almeida. Os representantes da II Gerência Regional de Saúde (GERES) e do Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS) não compareceram. A audiência foi marcada depois de uma série de reclamações e denúncias contra a estrutura e o atendimento na unidade hospitalar. Os gestores convidados não enviaram representantes e justificaram a ausência através de ofício.

A gestora da II GERES, Fabianni Menezes, disse que esteve participando, em tempo integral, da reunião dos gestores regionais com o secretário estadual de Saúde, impossibilitando sua ida à audiência. Pelo HRJFS, a coordenadora de Enfermagem, Diana Léa, disse que não pode comparecer por “motivo de força maior”. Ela ainda disse que o assunto da reunião não ficou exposto no ofício da presidência da Câmara de Vereadores. Diana também informou que estaria disponível para esclarecimentos, mas no posto de trabalho dela. Em relação ao diretor do hospital, Roberto Rios, os vereadores não receberam nenhuma justificativa oficial. 

No plenário, o vereador Luís Antônio (PTB) lamentou a ausência dos convidados e classificou como "falta de respeito ao povo limoeirense". O parlamentar disse que a sociedade precisa de informação e que os vereadores são cobrados por isso. Ele ainda relembrou o caso da última sexta-feira (3), quando uma senhora de Bom Jardim morreu aguardando atendimento médico no HRJFS. Neste caso, em nota, a secretaria estadual de Saúde disse que não houve negligência e que todo atendimento necessário foi dado, resposta questionada pelo vereador, que ainda informou que a família da paciente vai ingressar com um processo no Ministério Público contra a direção do hospital. (Imagem | Folha de Limoeiro)