segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Prefeita de João Alfredo abre a cidade para receber a cultura popular


O domingo de Carnaval foi do “Cortejo da Cultura Popular” no município de João Alfredo. Diversos grupos folclóricos locais, caboclinhos, maracatus e boi bumbá passaram pelo Quartel General do Frevo, instalado na Rua Coronel José Ferreira, no Centro. Na programação nomes como Banda Curica de Goiana, Tribo de Bonecos de Seu Malaquias, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Caboclinhos Sete Fechas, Clube Carnavalesco Cariri e Caboclinho Canindé de Olinda. Além das agremiações, diversos blocos desfilaram pelas ruas da cidade, entre eles, o tradicional Bloco Zé Pereira. Este ano, Beto Justino, fundador do Bacalhau do Beto, e os blocos são os homenageados.


A prefeita Maria Sebastiana acompanhou as manifestações ladeada do vice-prefeito Zeca Falcão, do presidente da Câmara Municipal de João Alfredo, David Santos, além de vereadores e secretários municipais. A manhã do domingo ainda reservou espaço para uma homenagem ao Clube de Caboclinhos do Sítio Lagoa Nova. Criado pelo carnavalesco “Raimundo Lagartixa”, a agremiação se transformou ao longo das décadas em uma das tradicionais do carnaval joãoalfredense. Com a morte do criador, as filhas não deixaram a história acabar. Netos dele também vão garantir as futuras gerações de caboclinhos. Um troféu de honra ao mérito simbolizou a importância do clube para a cultural local.


“Nossas festas são culturais. Não podemos deixar a tradição morrer. Por isso, nos esforçamos para fazer um grande carnaval, principalmente, valorizando a cultura popular e os blocos, que também fazem essa festa ficar ainda mais animada”, comemorou a prefeita. Zeca Falcão lembrou a dificuldade financeira que os municípios enfrentam e classificou como corajosa a atitude da gestora. “Todos sabem os apertos que passam as prefeituras, mas com cautela e organização, a prefeita conseguiu montar um grande carnaval”, pontuou. O presidente do Legislativo também comemorou o resultado que vem alcançado a folia de momo. “João Alfredo tem um dos maiores carnavais do interior, a prefeita nasceu e viveu na zona rural, então ela sabe a importância dessa cultura popular”, reforçou. 


O homenageado Beto Justino (esquerda) se emocionou durante entrevista. Ele disse que ser lembrado em vida tem um sabor especial. “Tenho certeza que esse bloco criado há 35 anos não vai morrer. As futuras gerações vão manter esse patrimônio vivo. Em relação à homenagem que recebo dando nome ao carnaval, digo que me deixa feliz demais”, agradeceu. Ele também avisou que o bacalhau já está pronto e recheado para desfilar na quarta-feira de cinzas pelas ruas da cidade.