sábado, 25 de fevereiro de 2017

João Alfredo realiza Carnaval com valorização dos blocos e cultura popular


Ao contrário da maioria dos municípios do interior pernambucano, que se transforma em ‘cidade fantasma’, durante a folia de Momo, quando a maior parte dos moradores vai para o litoral, João Alfredo mantém a tradição e realiza o mais movimentado Carnaval do Agreste Setentrional. Deste sábado até a terça gorda, os moradores da região que não viajam, brincam em João Alfredo. A abertura oficial acontece na noite deste sábado (25), no palco da estrutura montada na rua coronel José Ferreira da Silva, no Centro da cidade (confira programação completa abaixo). Este ano, a festa tem como homenageado Beto Justino, organizador do Bacalhau do Beto, bloco tradicional do carnaval local, além de todos os blocos da cidade.

A cultura popular estará mais forte na festa. Pela primeira vez, o carnaval da cidade feliz promove o Cortejo da Cultura Popular, no domingo, a partir das 8h30. Vão se apresentar grupos folclóricos locais, caboclinhos, maracatus e boi bumbá. Entre as atrações, Banda Curica de Goiana, Tribo de Bonecos de Seu Malaquias, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Caboclinhos Sete Fechas, Clube Carnavalesco Cariri e Caboclinho Canindé de Olinda. O evento terá shows artísticos no palco principal, bem como com a alegria e irreverência dos cerca de vinte blocos particulares, que desfilam espontaneamente, com horários e percursos próprios. Entre as atrações, ainda no domingo, se apresenta o tradicional Bloco Zé Pereira, de João Alfredo. Na noite da segunda, outro artista da terra, Nelson do Acordeon, com repertório de frevo ‘Elétrico’, promete não deixar ninguém parado. 

Na terça, a cantora Nena Queiroga, uma das mais conceituadas artistas da cultura pernambucana, traz toda sua animação para o folião. Para garantir a tranquilidade e comodidade do público, a segurança da festa será feita pela Polícia Militar e apoio de seguranças particulares, contratados pela Prefeitura. Também estarão disponíveis banheiros químicos, ponto de apoio do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Hospital Municipal, com urgência 24 horas, distribuição de preservativos e equipes da Vigilância Sanitária. O Carnaval de João Alfredo vai custar, segundo a prefeita, em média R$ 130 mil, e tem o apoio da Fundarpe - Governo do Estado. (Imagem e Informações | Assessoria)