quarta-feira, 6 de julho de 2016

Coleta seletiva garante renda extra para catadores de Limoeiro


A prefeitura de Limoeiro, através da secretaria de Meio Ambiente, mais uma vez implementou o programa Coleta Seletiva. O projeto, que é voltado para a política de resíduos sólidos, foi utilizado em todas as apresentações culturais dos festejos juninos no município. Inicialmente, foram coletados dados, realizados cadastros e a qualificação de 21 catadores, os quais receberam o nome de empreendedores da coleta seletiva, uma vez que o desenvolvimento sustentável visa à geração de trabalho e renda. 

De acordo com Marcos Pinto, secretário da pasta, a ação foi um sucesso para os catadores havendo a arrecadação de R$ 5.050, após a venda de todo material recolhido. “Nossos empreendedores circulavam em meio ao público recolhendo todo o material reciclável encontrado em toda a área do evento, também foram disponibilizados, ao lado das barracas de bebidas e comidas, depósitos para armazenamento dos lixos orgânicos e recicláveis, onde os barraqueiros foram orientados, em reunião prévia, sobre a forma correta de separação do lixo. Podemos afirmar que o projeto superou nossas expectativas”, disse Marcos.

Ainda de acordo com o secretário, ao término dos festejos, o número de material coletado era enorme. “Mais de uma tonelada e meia de latinhas e mais de mil quilos de garrafas pets foram transformadas em dinheiro vivo para os empreendedores, que foram pagos de forma individual”, informou. A ação pioneira na região colabora com a meta 7 dos objetivos do desenvolvimento do milênio, que tem como foco garantir a sustentabilidade ambiental. O projeto contou com a parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Limoeiro (ACAMAREL) e teve a coordenação da RECITEC. (Assessoria de Comunicação)