terça-feira, 7 de junho de 2016

Concurso aborda a importância do primeiro voto com estudantes de Limoeiro


Com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita e a reflexão sobre o atual cenário político brasileiro, a nossa reportagem está promovendo um concurso de produção textual. A ação visa incentivar jovens a valorizar o voto eleitoral. Os professores e especialistas tratam o ato de votar como ferramenta social e cidadã. Mas será que a sociedade pensa desta forma? Será que os jovens entendem o valor do voto? Para tal, o primeiro voto se torna a porta de entrada de uma caminhada no mundo social, político e cidadão. E neste contexto, o concurso está mobilizando estudantes a refletirem sobre a importância de participar das decisões da sociedade de forma democrática, tendo um amplo espaço para expor ideias e pensamentos.

O concurso envolve estudantes das redes pública e privada de Limoeiro, a partir dos 16 anos completos até 17 anos e 11 meses, devidamente matriculados e com frequência escolar. Os alunos selecionados na primeira fase realizada internamente nas escolas na última semana do mês de maio seguem para final, aplicada na tarde desta terça e quarta (07 e 08) pela reportagem. Na ocasião, os participantes ainda conhecem a estrutura administrativa e jornalística da Rádio Jornal Limoeiro, incentivadora da produção intelectual. As redações desta segunda etapa seguem para comissão julgadora, formada por profissionais das áreas de Educação e Linguística, Direito e Comunicação Social, entre eles, o escritor e poeta Sivaldo Venerando e a presidente da OAB Limoeiro, Dra. Angélica Vila Nova.

Os três melhores textos serão conhecidos na tarde do dia 17 de junho, a partir das 15h, em evento programado para o auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). Eles ainda receberão prêmios concedidos pela organização do evento. Os textos premiados serão lidos na íntegra na programação da Rádio Jornal Limoeiro e publicados no Blog do Agreste. Os melhores também participarão de um debate sobre o tema do concurso, na Rádio Jornal Limoeiro, com data a ser definida.