sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Alunos da rede estadual são contemplados com Projeto Boa Visão


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou nesta sexta-feira (06), na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Limoeiro as ações do Projeto Boa Visão nas Regiões do Agreste Setentrional e Zona da Mata Norte, áreas que integram II Gerência Regional de Saúde (Geres). Cerca de 45 mil alunos e profissionais da rede estadual dos 20 municípios serão beneficiados, nos próximos meses, com atendimento oftalmológico, tratamento e, caso necessário, a entrega gratuita de óculos. O projeto é uma parceria da SES com a Secretaria Estadual de Educação. 

No primeiro dia, 50 alunos da Escola de Referência Austro Costa de Limoeiro se consultaram. Mas de acordo com a secretária executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, a previsão é que sejam realizadas 250 consultas por mês. Os alunos e profissionais da rede estadual de educação serão triados previamente nas escolas e os que precisarem serão encaminhados à unidade, onde serão vistos por um especialista e realizarão exames complementares. Se necessário, eles também irão receber, gratuitamente, lentes corretivas do LAFEPE.

A aluna Nayara Larrisa, 17 anos, estuda o primeiro ano do Ensino Médio. Ele acredita que o Projeto vem para melhorar o desempenho dentro e fora da sala de aula. “Muitas vezes nos esforçamos para ler as anotações e isso força ainda mais um problema que pode começar pequeno e crescer se não cuidar. Além disso, vale lembrar que os alunos não pagam nada. É muito bom”, ressaltou a adolescente. O presidente do LAFEPE, Antônio Vieira, disse que a parceria entre o laboratório e a secretaria tem um cunho amplamente social. “Seguimos a missão de ofertar medicamentos, neste caso, lentes de grau e armações com qualidade e preço bem abaixo de mercado. Com o projeto não é diferente”, assegurou. (Imagem | SES)